Piauí inaugura primeiro Centro Especializado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

11/07/2025 10h42

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Divulgação/Governo do PiauíPiauí inaugura primeiro Centro Especializado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista(Imagem:Divulgação/Governo do Piauí)Piauí inaugura primeiro Centro Especializado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

 O Governo do Estado do Piauí deu um passo importante na promoção da inclusão e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Na manhã desta sexta-feira (11), foi inaugurado, em Teresina, o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do estado.

O novo espaço é fruto de uma parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Saúde (Sesapi), e será administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, organização social de saúde.

Com um investimento total de R$ 5.829.458,14, oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e recursos do Tesouro Estadual, o Cetea funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Higino Cunha, nº 1552, bairro Cristo Rei — onde funcionava anteriormente o Centro de Perinatologia da Maternidade Evangelina Rosa, próximo ao CEIR e ao CIES.

O centro conta com uma estrutura moderna e acolhedora, com salas equipadas para atendimento multidisciplinar, brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e um espaço de estimulação multissensorial. Os atendimentos serão realizados por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, entre outros especialistas.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o acesso aos atendimentos será feito exclusivamente por meio da regulação do SUS, mediante triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“É um momento histórico para as pessoas com deficiência do Piauí. Hoje poder entregar esse instrumento de reabilitação e inclusão para a sociedade é muito gratificante. O Cetea foi pensado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos autistas e de seus familiares”, destacou.

O secretário da Saúde, Antonio Luiz, também enfatizou a importância da obra:

“Esta é uma obra muito sonhada e que agora será entregue aos piauienses. O Cetea será uma unidade qualificada para oferecer toda uma assistência multidisciplinar à população. Além disso, o Centro também disponibilizará estrutura para capacitar familiares e acompanhantes dos pacientes atendidos”, afirmou.

Com a inauguração do Cetea, o Piauí passa a contar com um centro de referência voltado exclusivamente para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantindo acolhimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado em um só lugar.


Tópicos: atendimento, centro, cetea