Pessoas em situação de rua serão acolhidas em escola para quarentena

25/03/2020 10h15


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMoradores de Rua(Imagem:Reprodução)Moradores de Rua
 Pelo menos 40 pessoas em situação de rua estão sem os serviços de assistência oferidos pelo poder executivo municipal em Teresina. O albergue em que eles dormiam suspendeu esse serviço devido a pandemia do coronavírus. Esse alerta chegou ao conhecimento da Pastoral do Povo de Rua, que presta assistência com alimentação durante o dia às pessoas em situação de rua.

Ao Cidadeverde.com, o coordenador, padre João Paulo Carvalho, nesta terça (24), disse que essas pessoas estavam há quatro dias sem lugar para dormir, pois muitos pernoitavam na Casa do Caminho, uma das unidades da Prefeitura de Teresina que prestam atendimento à população em situação de rua.

O padre relatou que buscou apoio do Governo do Estado para encontrar um local amplo que pudesse abrigar as pessoas que antes dormiam na Casa do Caminho para incluir a possibilidade de isolamento para que eles também fiquem em quarentena. Com isso, as pessoas em situação de rua poderiam passar todo o dia, não apenas a noite.

"Encontrei-me com o governador Wellington Dias, a vice Regina Sousa e o José Santana (secretário da Secretaria Estadual de Assistência Social). Eles buscaram por uma escola estadual com a Seduc (Secretaria Estadual de Educação), fica no bairro Macaúba. Vamos organizar toda a logística para que as pessoas em situação de rua possam ficar isoladas lá. Vamos organizar como vai ficar a situação, a alimentação e banheiros".

Padre João Paulo comenta que as pessoas em situação de rua precisam, assim como todos neste momento, se recolher e se proteger do novo coronavírus, que já matou milhares no mundo. No Piauí ainda não há casos de morte, mas já são seis casos confirmados para Covid-19, doença causada por esse vírus. "Eles não podiam ficar rodeando as ruas, precisam também se proteger do coronavírus".

O sacerdote reforça que o país vive o período da Quaresma, de acordo com o ano litúrgico do Cristianismo, momento em que convida às pessoas a se aproximarem mais de Jesus Cristo. "Estamos no tempo da Quaresma, que nos convida a prática da caridade. Se recolher em casa, rezar mais diante do medo do que poderá vir para o nosso país, para nossa cidade, para nossa família. Esse ano a Campanha da Fraternidade é o cuidar do próximo, dar atenção aos que mais precisam, cuidar daqueles que estão na beira do caminho".

Doação: quem quiser ajudar a casa de acolhimento da Pastoral do Povo da Rua, conhecido como a Casa Santo André, ela fica na rua Anísio de Abreu Nº 702 - Centro Sul. Para mais informações entrar em contato no (86) 9 9500 6446. Eles também disponibilizam a conta do Banco do Brasil: Agência 4249-8 / Conta Corrente 11.348-4

Eles buscam por doação de alimentos, embalagens para quentinhas, chinelos, produtos de higiene, sandálias, roupas, máscaras e álcool em gel, além de pessoas para serviço voluntário.


Semcaspi

Nesta terça (24), a Secretaria Municipal de Cidadania, assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informou que o "Centro Pop, Consultório na Rua e Casa do Caminho, unidades da Prefeitura de Teresina que prestam atendimento à população em situação de rua, estão mantendo o suporte essencial como alimentação e banheiros, além de disponibilizar máscaras, álcool 70 e kits de higienização para os profissionais e usuários do albergue".

A Semcaspi explicou que a "forma de atendimento a esse público foi adaptado de acordo com as medidas de prevenção à pandemia de Coronavírus para evitar aglomerações".

"O atendimento no Restaurante Popular também está suspenso e a Semcaspi passou a disponibilizar quentinhas em um carro em pontos estratégicos do Centro de Teresina. Ao todo, são 70 refeições diárias destinadas a este público".

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook