Patrulha Maria da Penha: PM fiscalizará cumprimento de medidas protetivas em Teresina

29/01/2020 14h25


Fonte G1 PI

Imagem: Nayara Nadja/TV ClubePoliciais que integrarão a Patrulha Maria da Penha, em Teresina.(Imagem:Nayara Nadja/TV Clube)Policiais que integrarão a Patrulha Maria da Penha, em Teresina.

As mulheres vítimas de violência doméstica em Teresina terão um reforço na sua segurança. A Polícia Militar lançou nesta quarta-feira (29) o projeto Patrulha Maria da Penha, que terá viaturas realizando rondas nas casas de vítimas com medidas protetivas contra autores de violência doméstica. As mulheres podem solicitar a presença dos policiais pelo 190.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, informou que haverá viaturas, sempre com policiais femininas, que farão a abordagem às vítimas para garantir que os suspeitos de agressão não se aproximem.
Imagem: Nayara Nadja/G1Lançamento da Patrulha Maria da Penha, em Teresina.(Imagem:Nayara Nadja/G1)Lançamento da Patrulha Maria da Penha, em Teresina.

“A intenção é também alertar esses homens sobre as consequências caso descumpram as medidas. Serão viaturas fazendo rondas 24 horas por dia diretamente em contato com o Copom para fiscalizar e dar apoio”,
informou.

Inicialmente, segundo ele, a Patrulha já deve iniciar nesta quarta-feira os trabalhos com o levantamento das medidas protetivas existentes, assim como endereço e contato das vítimas. É importante, para garantir ainda mais a segurança das mulheres vítima, que elas registrem boletim de ocorrência em caso de ameaça e agressão.
Imagem: Nayara Nadja/TV ClubeCapitã Solange, comandante da Patrulha Maria da Penha. (Imagem:Nayara Nadja/TV Clube)Capitã Solange, comandante da Patrulha Maria da Penha. 

A capitã Solange, que comandará a Patrulha, informou sobre a importância da capacitação recebida pelos policiais envolvidos na iniciativa, que farão uma abordagem mais qualificada sobre o problema da violência de gênero junto às vítimas.

“Serão policiais com experiência de serviço ostensivo, com capacitação e conhecimento da Lei Maria da Penha, com um olhar mais humanizado. A gente vê a situação da sociedade, que a violência contra a mulher é crescente no Brasil todo e no Piauí não é diferente”,
explicou a capitã Solange, que comandará a Patrulha.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mulheres, patrulha, viaturas