Passageiros podem descer fora do ponto de ônibus em duas linhas

31/03/2016 08h26


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDas 22h30h às 6h, passageiros podem descer fora do ponto de ônibus.(Imagem:Reprodução)Das 22h30h às 6h, passageiros podem descer fora do ponto de ônibus.

Passageiros de duas linhas de ônibus de Teresina podem embarcar e desembarcar fora do ponto de ônibus a partir das 22h30 na capital. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) autorizou os ônibus da linha Santa Maria Shopping e Redonda Shopping à flexibilidade para os usuários. Ainda não há uma previsão de quando o projeto será ampliado para outras linhas ônibus.

A medida denominada de ‘Parada Amiga’ visa reduzir a insegurança nas paradas de ônibus em Teresina. Esta regra vale para mulheres, idosos e pessoas com deficiência nos horários de 22h30 até as 6h.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), somente este ano aconteceram 15 assaltos a ônibus que circulam pela Zona Norte da capital. As ações criminosas ocorrerem dentro e fora dos veículos.

“Por precaução, eu tiro o celular da bolsa e aviso alguém para vi me pegar no ponto de ônibus porque senão sou assaltada, inclusive já fui vítima”,
disse a estudante Genesis dos Santos.

A estudante Leticia Abreu gasta em média 10 minutos de casa até a parada de ônibus. Segundo ela, durante o dia não há problema em fazer este percurso, mas a noite o risco é muito grande.

“O ponto de ônibus já é visado pelos criminosos para a realização de assalto. Para eles, nós mulheres e idosos somos alvos”,
afirmou.

Em todas as paradas de ônibus de Teresina, o usuário só pode embarcar e desembarcar em locais específicos. O problema é que a maioria destes locais não possui conforto, sistema de segurança para dar garantia ao passageiro.

“É necessário que se faça uma avaliação experimental para se medir a dinâmica da operação. Temos que verificar se vai aumentar o tempo de deslocamento”,
afirmou Vinicius Rufino, gerente de planejamento da Strans.

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Teresina (Sintetro) aprovou o projeto até porque a quantidade de assaltos realizados nos três primeiros deste ano têm preocupado os usuários do serviço.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: teresina, ônibus, ponto