Parque Zoobotânico cada vez mais próximo do conceito de Bioparque

04/07/2011 09h08


Fonte CCOM PI

Imagem: Paulo Barros/CComClique para ampliarZoobotânico(Imagem:Paulo Barros/CCom)Zoobotânico

As reformas de adequação do Parque Zoobotânico ao conceito de Bioparque estão a todo vapor. Concentradas na conclusão da primeira das quatro pétalas da área de safari, as obras abrangem um novo recinto para ursos, novas trilhas ecológicas e lagoa da ilha dos primatas. A bomba de alimentação da lagoa, através de uma adutora de 1,6 mil metros, já está em funcionamento e, para os próximos dias, a ilha deve receber seus primeiros macacos.

“Qualitativamente, esse novo recinto é bem superior ao antigo, com área cerca de 15 vezes maior do que o atual. Estamos trabalhando no preenchimento da lagoa e, assim que for atingido um nível de água seguro para os animais, iniciaremos a transferência dos macacos”, afirma José Renato Uchôa, coordenador do Parque.

Com relação ao atual lago, o coordenador destaca que a limpeza só poderá ser feita à medida que os primatas forem transferidos para o novo recinto, e que a presença de aguapés em nada prejudica os animais. “A presença de aguapés é comum após esse período de chuva, mas para a limpeza do lago, precisamos retirar os primatas e os jacarés que lá residem, só aí poderemos secar o lago para limpar adequadamente”, esclarece Uchôa.

Além da construção dos novos espaços, o Zoobotânico passa atualmente por uma fase de manutenção geral, com pintura dos recintos e troca de palhas. “Muitas pessoas veem os recintos parcialmente descobertos, como no caso das araras, e pensam que não temos cuidado, quando na verdade essa abertura no telhado consiste em um solário, atendendo às exigências de criação da própria ave”, explica.

A proposta do novo parque é devolver os animais à mata, de onde vivem afastados na atual concepção. Com os novos espaços, eles estarão bem mais próximos de seu habitat natural, dando mais graça ao local. A conclusão da primeira etapa está prevista para o próximo mês de agosto.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina