Pais dormem na fila para garantir matrícula dos filhos em Teresina

12/01/2015 09h34


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarAlguns pais saíram do interior do estado para matricular filhos em Teresina.(Imagem:G1 PI)Alguns pais saíram do interior do estado para matricular filhos em Teresina.

As matrículas da rede pública estadual começaram nesta segunda-feira (12) e muitos pais de alunos decidiram sair cedo para as escolas. No colégio Liceu Piauiense, a mais tradicional escola pública de Teresina, uma enorme fila se formou e teve gente que dormiu no local para garantir uma vaga para os filhos.

“Saí da minha cidade 4h da manhã de ontem e estou aqui desde as 13h, pois quero garantir uma vaga para minha filha”,
disse uma mãe que veio do município de Monsenhor Hipólito, a 374 km de Teresina. Um dos motivos para a fila é que parte das matrículas do colégio será feita por ordem de chegada.

De acordo com Helder Jacobina, secretário interino de educação, são cerca de 500 vagas disponíveis no colégio. “Hoje nós temos, segundo o censo de 2014, cerca de 206 mil alunos na rede pública estadual e nossa intenção é elevar esse número para pelo menos uns 260 mil, pois isso significa um incremento de receitas na situação caótica que a gente se encontra”, disse.

As vagas para o ensino integrado, onde o aluno assiste as aulas normais durante a manhã e a tarde participa de um curso profissionalizante serão preenchidas por ordem de chegada. Já as vagas do ensino integral, onde o aluno passa o dia inteiro na escola, por enquanto os pais poderão fazer apenas a inscrição para um teste seletivo até o dia 26. O teste será aplicado no dia 5 de fevereiro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook