Paciente de hospital que incendiou em Teresina morre após transferência

20/03/2023 15h18


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA estrutura do forro também foi danificada.(Imagem:Reprodução)A estrutura do forro também foi danificada.

A paciente Rosa Maria, 80 anos, transferida do Hospital do Dirceu II para o Hospital Universitário, morreu nesta segunda-feira (20). Segundo a irmã da paciente, ela deu entrada no hospital com uma crise de pressão alta e se recuperava bem, quando iniciou o incêndio na unidade de saúde, ela acabou inalando muita fumaça e acabou falecendo.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, em nota, todo o procedimento de evacuação foi feito "da maneira mais ágil possível" pelos profissionais de saúde. Veja nota completa ao fim da reportagem.

"Eles disseram que saiu todo mundo bem, mas não saiu. A minha irmã ficou pelo menos meia hora dentro do hospital inalando fumaça, saiu sentindo falta de ar, dificuldade pra respirar. Quem tirou ela de lá fomos nós da família, eram muitos pacientes para poucos funcionários", relatou Aparecida.

Rosa Maria estava com duas cuidadoras quando o incêndio começou. Elas ligaram para a irmã da idosa, que foi ao local rapidamente. Depois de tirá-la do local, segundo Aparecida, ela ainda ficou um tempo do lado de fora da unidade, tomando chuva, até que uma ambulância a transferisse.

A idosa seria encaminhada à UTI, mas, segundo a irmã, "ela não aguentou e morreu antes". No HU, ela estava internada em uma enfermaria. Ela não sofria de problemas respiratórios, conforme a família.

Veja notas da FMS:

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura de Teresina informa que a paciente de iniciais R.M.S., de 81 anos, deu entrada no Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu II com o quadro de insuficiência renal, respiratória, pneumonia bilateral e sepse (infecção generalizada).

A paciente recebeu atendimento imediato, passando por todos os procedimentos de UTI e faleceu às 10h16, desta segunda-feira, 20, no Hospital Universitário da UFPI.

A equipe médica do HU/UFPI esclarece que a causa da morte não está relacionada com a transferência de hospital ou com a inalação de fumaça.

O prefeito Dr. Pessoa esteve, hoje, no HU/UFPI, em visita aos pacientes transferidos.

A Prefeitura lamenta a morte da paciente e se solidariza com a família.


Atendimentos remarcados e equipes reforçadas em outros hospitais

Os atendimentos que seriam realizados no Hospital do Dirceu II, Zona Sudeste de Teresina, serão remarcados e os atendimentos de urgência e emergência serão encaminhados à UPA do Renascença, na mesma Zona, e para os hospitais do Satélite e Monte Castelo, Zonas Leste e Sul da capital. As mudanças serão necessárias porque a unidade de saúde foi atingida por um incêndio.

Ela destacou que além do encaminhamento para os atendimentos de urgência com reforço nas equipes das demais unidades, a FMS irá entrar em contato com os pacientes que tinham atendimentos agendados e eles serão remarcados.

Não há, até o momento, previsão de reabertura do hospital, porque será necessária uma avaliação da estrutura da unidade por parte dos engenheiros e bombeiros que farão a vistoria e perícia. Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que o incidente ocorreu devido a um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado da sala de repouso de funcionários.

Incêndio atingiu hospital

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o Hospital ficará fechado enquanto passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros.

Segundo a FMS, havia 46 pacientes no hospital. 13 deles estavam em condições de receber alta, e foram liberados. Por volta das 14h30, todos os outros 33 pacientes haviam sido transferidos para outras unidades de saúde pública da capital (leia a nota da FMS sobre as transferências abaixo).

Ainda segundo a FMS, os gestores das outras unidades de saúde foram acionados e acionaram suas ambulâncias e liberaram leitos para receber os pacientes do Hospital do Dirceu.

"Viemos com nossos três socorros, que é o ABT (Auto Bomba Tanque), a ambulância e o ABS (Auto Busca e Salvamento). Chegando aqui, os funcionários já tinham dado o primeiro combate com extintores [de incêndio]. Tinha muito fogo, mas não se propagou pra outras alas do hospital. Debelamos o incêndio e fizemos o rescaldo, enquanto outra equipe fazia busca por vítimas para serem retiradas", explicou o tenente Gaspar, do CBMEPI.

Tópicos: hospital, paciente, fuma?a