Operação Silêncio recaptura mais de 200 pássaros em bairros da capital

22/02/2016 07h21


Fonte G1 PI

Imagem: Polícia AmbientalPolícia Ambiental apreendeu mais de 100 animais silvestres em operação na capital.(Imagem:Polícia Ambiental)Polícia Ambiental apreendeu mais de 100 animais silvestres em operação na capital.

Uma operação realizada pelo Batalhão da Polícia Ambiental apreendeu na manhã deste domingo (21) mais de 200 pássaros que eram mantidos presos em gaiolas em residências. Os animais foram recapturados nos bairros Real Compagre, Aeroporto, Alto da Ressurreição e Deus Quer. As pessoas que mantinham os animais presos em casa responderão por crime ambiental.

Em apenas uma residência, no bairro Real Compagre, Zona Norte da capital, os policiais encontraram 35 pássaros de diferentes espécies e mais dois jabutis. A apreensão deste domingo (21) dá fim à operação “Silêncio”, da polícia ambiental, que acontece desde o início do mês de fevereiro e teve como objetivo atuar no combate ao tráfico de animais silvestres na capital.

Segundo o sargento Artur Veras, do Batalhão de Polícia Ambiental, ainda foram expedidos autos de infração e as pessoas que foram flagradas mantendo os animais em cativeiro, vão pagar juntas, multa que chega ao valor de R$ 100 mil.

"Confira crime ambiental o indivíduo que manter animais silvestres presos em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente. Por isso, autos de infração foram expedidos, e as pessoas responderão pelo crime. Elas pagarão multa de pelo menos R$ 500 reais para cada animal silvestre apreendido. O valor é ainda maior se o animal estiver em extinção",
contou.

Ainda de acordo com o militar, os animais serão encaminhados para o Parque Zoobotânico e passaram por uma triagem pelo departamento médico veterinário do local. Dependendo da condição do pássaro, ou ele será encaminhado para a natureza ou será levado a abrigos para serem tratados até estiverem prontos para voltarem ao seu hábitat natural.

A operação teve participação de mais de 20 militares da Polícia Ambiental e participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: presos, ambiental, animais