Número de UBSs exclusivas para casos suspeitos de Covid-19 em Teresina é reduzido

25/02/2021 18h47


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMesmo com o agravamento da pandemia em todo o Piauí, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), uma pesquisa realizada pelo órgão verificou que, no mês de fevereiro, os atendimen(Imagem:Reprodução)
 Caiu de 20 para 13 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) exclusivas para atender casos suspeitos de Covid-19 em Teresina. Os atendimentos exclusivos para a doença nestas unidades servem para evitar a sobrecarga na rede hospitalar da capital.
Mesmo com o agravamento da pandemia em todo o Piauí, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), uma pesquisa realizada pelo órgão verificou que, no mês de fevereiro, os atendimentos de casos suspeitos da doença diminuíram.

Em dezembro de 2020, por exemplo, foram realizados 54.601 atendimentos. Em janeiro, foram 39.117 e, até quarta-feira (24), 27.887 pessoas receberam atendimento médico nas unidades.

Além disso, de acordo com Ayla Calixto, da Diretoria de Ações Estratégicas da FMS, a redução de UBSs exclusiva para Covid-19 visa ampliar o atendimento à pessoas com outras doenças.

“A reorganização serve para oferta de outros serviços nas outras 80 UBS como acompanhamento de pré-natal, atendimento aos hipertensos e diabéticos, vacinação, atendimento às pessoas em tratamento de tuberculose e hanseníase, oferta de exames de citologia para controle do câncer uterino, dentre outras atividades”, pontuou.

A FMS informou que, ao todo, Teresina possui 93 UBSs e 260 Equipes de Saúde da Família.


Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews