Mulher é investigada suspeita de matar filhotes de cachorro em Teresina

21/10/2020 08h37


Fonte G1 PI

Uma mulher está sendo investigada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente suspeita de matar filhotes de cachorro recém-nascidos no bairro Buenos Aires, Zona Norte de Teresina. Segundo vizinhos, pelo menos sete cachorros morreram.

De acordo com Helena Alves de Moura, vizinha da suspeita, a mulher teria deixado filhotes recém-nascidos no chão do quintal, separados da mãe. A cadela foi amarrada com uma corrente no terraço da casa. Sem comida e água e sob o forte calor do sol, sete dos oito filhotes morreram.

“Eu e minha filha ouvimos os filhotes chorando muito a manhã toda”, contou Helena.
As vizinhas denunciaram o caso e a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental foram até o local. Os policiais conversaram com a dona dos cachorros, que se recusou a abrir a porta de casa. Depois da conversa, a mulher decidiu entregar os animais mortos por debaixo do portão da frente da casa.

Depois, a suspeita soltou a coleira da cadela mãe dos filhotes e de outra cachorra, que está prenhe. As duas cadelas e o filhote que sobreviveu foram resgatados pelos membros do abrigo de animais Lar do Nando.

Fernando Antão, coordenador do abrigo, contou que o filhote está bastante debilitado. Segundo ele, os filhotes tinham menos de uma semana de vida. "Estamos complementado a alimentação dele com leite próprio para filhotes para ver se ele consegue sobreviver", contou.

Segundo Fernando, a mãe dos filhotes e a outra cadela que estava na casa estão infestadas de carrapatos. "Um cachorro ter alguns carrapatos é normal, mas com tanto carrapato como eles, é sinal de maus-tratos, de negligência", comentou.

O caso foi denunciado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que vai investigar o caso. A delegada Edenilza Viana, titular da delegacia de Meio Ambiente, disse que a mulher é suspeita de crime de maus-tratos contra animais qualificado pela morte dos animais. Segundo a delegada, a mulher foi intimada para prestar depoimento à Polícia Civil.

Os animais mortos foram levados para o Centro de Zoonoses, para passarem por exame cadavérico. A prisão ou não da mulher depende do resultado do laudo do exame, que deve sair em 30 dias.

"Ainda não podemos afirmar qual a causa da morte dos filhotes. Precisamos de um laudo pericial técnico para constatação da causa", explicou a delegada. 

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: filhotes, animais, suspeita