MP recomenda que pessoas sejam impedidas de escolher vacina contra Covid-19 em Teresina

07/07/2021 14h03


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA fundação informou ainda que a capital segue rigorosamente o plano nacional de imunização e que todos os dados de vacinação são encaminhados imediatamente para os órgãos de contro(Imagem:Reprodução)

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) recomendou à Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina que adote medidas necessárias para punir pessoas que se recusem a receber vacina contra a Covid-19 por conta do fabricante do imunizante. Procurada pelo G1, a FMS não se manifestou até a publicação desta reportagem.

A recomendação foi expedida porque o MP teve conhecimento de pessoas que estariam se recusando a receber vacina por conta do fabricante do imunizante.

“A escolha de vacina atrasa e prejudica a campanha de imunização. A vacinação não é mera ferramenta de proteção individual, mas coletiva, e evita a propagação da doença quando um grande percentual da população é vacinada”, disse o promotor Eny Pontes, que assina a recomendação.
O órgão propôs que a FMS impeça o indivíduo de agendar nova vacinação por determinado período, ou que seja reposicionado ao final da fila de vacinação, conforme o cronograma de imunização municipal, caso ele se negue a receber uma vacina devido ao fabricante.

Outra recomendação do MP é que sejam adotadas providências para a identificação e controle dos vacinados, com a finalidade de evitar que indivíduos recebam mais doses de vacina contra a covid-19 que o determinado pelo fabricante.

Quanto a essa recomendação, a FMS divulgou que problemas de registros na quantidade de doses por pessoa se devem a inconsistências no sistema de registro do Ministério da Saúde, que vinculam as doses por número de cartão do SUS e pode causar duplicidade nos CPFs de pessoas que possuem mais de um cartão.

A fundação informou ainda que a capital segue rigorosamente o plano nacional de imunização e que todos os dados de vacinação são encaminhados imediatamente para os órgãos de controle, que fazem o acompanhamento de todas as etapas do processo.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vacina, doses, fabricante