MP instaura procedimento para apurar morte de idoso no chão de uma UPA em Teresina

30/07/2021 16h04


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPaciente foi atendido no chão por falta de maca em Unidade de Pronto Atendimento, em Teresina(Imagem:Reprodução)Paciente foi atendido no chão por falta de maca em Unidade de Pronto Atendimento, em Teresina

O promotor de Justiça Eny Marcos Pontes, da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil com o objetivo de apurar a morte de um idoso no dia 17 de março deste ano, atendido no chão da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Promorar, Zona Sul da Capital.

Segundo a portaria expedida pelo promotor, a garantia de saúde é dever do município e o Ministério Público já havia solicitado à Fundação Municipal de Saúde providências para apuração das circunstâncias da morte do idoso.

Ele solicitou que sejam apuradas as circunstâncias da morte do idoso, “adotando, caso necessário, ao final, as medidas judiciais cabíveis”. A portaria é de 22 de julho e foi divulgada nesta sexta (30).

Sistema de saúde em colapso

No dia da morte do idoso, segundo a FMS, o paciente chegou em estado grave, trazido nos braços de um parente, e que a equipe de plantão iniciou as tentativas de reanimação imediatamente enquanto era providenciada uma maca.

A técnica em enfermagem Polyena Silveira, que atuou na equipe que atendeu o paciente disse, à época, que o paciente deu entrada em parada cardiorrespiratória e na UPA não havia leito, monitor e nem ventilador mecânico.

Ela informou ainda que foram realizados mais de seis ciclos de reanimação cardiopulmonar e, mesmo assim, não foi possível reanimar o paciente.

No dia em que o paciente precisou de atendimento, o sistema de saúde da capital e do estado estava em colapso devido à pandemia da Covid-19.

A FMS chegou a informar que, na data, havia 82 pacientes aguardando leitos Covid-19 na capital, sendo 44 para UTI e 38 para leito clínico. No estado, havia 132 pessoas em fila de espera por um leito.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí estava em 91% e a de enfermaria, 71%.

Tópicos: morte, paciente, idoso