MP denuncia mestrando por estupro e assassinato da estudante de jornalismo Janaína Bezerra na UFPI

15/02/2023 08h28


Fonte G1 PI

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) denunciou, na segunda-feira (13), à Justiça, o estudante de mestrado em matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, pelo estupro e assassinato da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

O crime aconteceu entre a noite do dia 27 de janeiro de 2023 e a madrugada do dia seguinte, 28. Thiago Barbosa foi denunciado por homicídio com duas qualificadoras: meio cruel e feminicídio; e outros três crimes: estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver.

A denúncia do MP teve como base o inquérito da Polícia Civil presidido pela delegada Natália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Imagem: ReproduçãoThiago Barbosa é suspeito de estuprar e matar Janaína da Silva Bezerra(Imagem:Reprodução)Thiago Barbosa é suspeito de estuprar e matar Janaína da Silva Bezerra

O documento entregue ao Ministério Público tinha 42 páginas, descrevendo o homicídio duplamente qualificado da estudante. As qualificadoras são formas de somar outros crimes na acusação para aumentar a pena.

No caso de Thiago Barbosa, dois pontos foram considerados agravantes: emprego de meio cruel (já que ela morreu em decorrência de uma asfixia em que teve o pescoço quebrado) e por feminicídio (considerando a condição de mulher da vítima).

"A causa mortis se deu por asfixia, causada pela inchação da região cervical, na compressão da medula, mas isso foi causado no contexto da violência sexual que a vítima sofreu",
afirmou a delegada na ocasião.
Imagem: TV Clube  Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.(Imagem:TV Clube ) Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.

Acusado fez imagens da vítima

Segundo a delegada, Thiago Barbosa chegou a fazer foto da vítima durante a violência, enquanto ela sangrava. O acusado apagou do aparelho celular, mas a polícia conseguiu recuperar o conteúdo.

"O analista conseguiu recuperar imagens que ele tinha feito tanto após a primeira violência sexual, um vídeo que ele fez entre a primeira e segunda violência sexual, e também as fotos dele após a segunda violência, em que a vítima já estava com muito sangue, sinais de ejaculação nas pernas”, comentou.

Em uma das imagens, ele mostra a mão com sangue da vítima. A polícia informou que o acusado fez imagens da vítima ainda viva, mas em situação de muita vulnerabilidade, e, depois, com a jovem já morta, ele cometido uma nova violência sexual.
Imagem: Lucas Marreiros/g1Delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso.

"A partir da análise das imagens que ele teria registrado, muito possivelmente por volta das 5h a vítima já estava em óbito. A gente já sabe que houve uma violência sexual e ele, não satisfeito, cometeu outra",
afirmou Natália Figueiredo.

Por isso, além do homicídio duplamente qualificado, o acusado também foi denunciado pelos crimes de estupro e vilipêndio de cadáver (violência após a morte). E ainda por fraude processual, porque, segundo a polícia, ele tentou ocultar provas do crime.

A denúncia agora será analisada pelo Poder Judiciário, que, caso a aceite, deverá tornar o acusado réu e prosseguir para o julgamento. Thiago Barbosa está preso desde o dia do crime, primeiro ele foi preso em flagrante e, depois, teve a prisão convertida em preventiva.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: crimes, acusado, estudante