Motoristas do transporte alternativo intermunicipal do Piauí fazem protesto em Teresina

22/07/2021 15h15


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeMotoristas do transporte alternativo intermunicipal do Piauí fazem protesto em Teresina(Imagem:TV Clube)Motoristas do transporte alternativo intermunicipal do Piauí fazem protesto em Teresina

Trabalhadores do setor de transporte alternativo intermunicipal do Piauí fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (22), em Teresina. A categoria protesta contra a decisão da Justiça que suspendeu o funcionamento do transporte alternativo. Os veículos não circulam desde a última quinta-feira (15).

Os motoristas saíram em comboio do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Wall Ferraz, na Zona Sul de Teresina, e fizeram uma carreata até o Palácio de Karnak, sede do executivo estadual.

Dezenas de vans que fazem o transporte alternativo participaram da manifestação, segundo a Cooperativa Mista de Transporte Alternativo do estado (Coomitapi).

Para o presidente da Coomitapi, Miranda Neto, a decisão da Justiça é um “mal-entendido” cometido pela Justiça.

“É uma decisão arbitrária, porque cabe ao estado regulamentar. Nosso sistema é um braço do setor convencional, dos ônibus, e para haver uma nova licitação para o nosso setor, é preciso que haja primeiro uma nova licitação para os ônibus”, explicou.

A decisão do STF define que os veículos que não foram licitados a partir de 2009 devem estar fora de circulação, mas segundo Miranda Neto, não há nenhum veículo sem licitação, pois todos seriam licitados desde a criação do transporte alternativo, em 1999, pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER).

Segundo a Coomitapi, a suspensão do funcionamento do transporte intermunicipal não licitado no Piauí afeta, em média, quase 4 mil usuários por dia.

Tópicos: setor, transporte, licita??o