Moradores da Vila da Paz temem desabamento de casas no período chuvoso

07/02/2020 08h56


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMoradores da Vila da Paz temem desabamento de casas no período chuvoso.(Imagem:Divulgação)

Com a chegada do período chuvoso e das fortes chuvas com ventania, os moradores da Vila da Paz, zona Sul de Teresina, temem que as casas em áreas de risco desabem, principalmente as construídas com taipa. O bairro passa por um plano de urbanização: apesar da primeira etapa estar em fase de conclusão, a segunda já foi iniciada.

Maria da Cruz é uma das moradores que convive com esse medo. A casa já apresenta rachaduras em todos os cômodos; na cozinha e na sala o teto é sustentando por pedaços de madeira. Depois da chuva de quarta (05), a dona de casa teme que a ajuda da Prefeitura de Teresina não chegue a tempo. "Tenho medo. A chuva é muito forte. Eu e minhas filhas ficamos na sala".

As chuvas também preocupam Eduardo Rodrigues, que não sabe para onde ir com a família. Um córrego passa ao lado da sua casa. "Passa muita água. Meu pai está esperando para sair da casa".

A preocupação com a vida dos moradores é algo constante da Associação de Moradores, diz o presidente César Augusto. O projeto é algo bom, mas que precisa ser concluído para garantir a segurança das famílias.

Com relação as famílias, o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, ressaltou que 209 famílias já foram remanejadas para o programa Minha Casa Minha Vida; outras 19 famílias receberam indenizações. Equipes do serviço social e da engenharia irão visitar outras casas, nesta segunda etapa, para conversar e avaliar o destino das mesmas: se irão para o programa federal ou se optaram pela indenização.

Há famílias com casas construídas no próprio canal, que passa por urbanização. O canal já foi urbanizado da avenida Celso Pinheiro até a Rua Corisco, por trás da Fundação Nossa Senhora da Paz. E, agora, será da Rua Corisco até a Barão de Castelo Branco. "A primeira etapa está sendo finalizada com a construção de uma estação elevatória para poder colocar o esgotamento sanitário. Outros equipamentos públicos também serão instalados ", comentou o superintendente .

"Será feito o trabalho de levantamento das casas, que está relacionado a questão social de cada família. Esperemos que essas famílias tenham um local seguro e que a Vila da Paz tenha um local urbanizado com qualidade de vida. Vamos dar prioridade e acionar as equipes".


SDU Norte - Mocambinho

A chuva também tem provocado uma série de problemas na zona Norte de Teresina, em destaque no bairro Mocambinho. Ontem, diversas ruas e avenida ficaram alagadas, inclusive a praça Josípio Lustosa, conhecida como "Praça da Telemar".

A gerente de obras e serviços da SDU Norte, Patrícia Santos, pede que as pessoas evitem jogar lixo em locais impróprios para não bloquear as galerias. Ela reforça que um serviço será feito para melhorar o escoamento da água no bairro.

"A praça é localizada em uma área bem plana. A gente tem uma galeria que é pra receber a captação da água dessa região, porém alguns pontos dessa galeria encontram-se entupidos. Nesse caso da praça, tinha lixo em um ponto mais baixo da galeria. (Na hora) os próprios moradores da região retiraram para ajudar no escoamento da água".


Patrícia acrescenta que a coleta de lixo acontece de maneira regular no bairro. "A população já sabe a hora certa que passa a coleta, mas, infelizmente, se tem a questão de jogar lixo (em locais impróprios), acho que já é costume. Estamos encontrando muito lixo (nas galerias) e isso dificulta que a Zona Norte, que é plana e tem muitas lagoas, não aconteça o que aconteceu ontem".

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: chuva, moradores, casas