Marcha em defesa das mulheres conta com a presença da faxineira vítima de estupro em Teresina

24/07/2021 07h02


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSegundo Maria Clara, durante a divulgação da marcha algumas alunas contaram que foram vítimas de violência ou que estão em um relacionamento abusivo.

 Alunas do Projeto Dance Balance realizaram na tarde desta sexta-feira (24) uma Marcha em Defesa das Mulheres e contra os tipos de violências sofridas por elas. As manifestantes percorreram a Avenida Zequinha Freire, no bairro Vila Maria, na Zona Leste de Teresina.

A manifestação contou com a participação da faxineira vítima de estupro, que pulou a sacada de um apartamento para fugir do agressor, no último dia 14 de julho em Teresina. O suspeito do crime é o advogado Jefferson Moura Costa, que já foi denunciado por mais quatro mulheres.

"As mulheres precisam denunciar qualquer tipo de violência, porque o crime não pode sair impune", declarou a faxineira.

A professora de dança Maria Clara, organizadora da Marcha, contou que o abuso sofrido pela diarista motivou a manifestação. Elas e as alunas arrecadaram doações para a vítima do estupro.

"Muitas das minhas alunas são diaristas e eu me senti sensibilizada. Nos juntamos primeiramente para ajudar com alimentos para a faxineira e agora estamos promovendo essa marcha para dar um basta na violência contra a mulher", declarou a professora Maria Clara.

Segundo Maria Clara, durante a divulgação da marcha algumas alunas contaram que foram vítimas de violência ou que estão em um relacionamento abusivo.

"O silêncio fortalece o agressor. Quando a vítima se cala vem o feminicídio ou mais mulheres são abusadas. Se a faxineira não tivesse denunciado o advogado, ele teria feito mais vítimas", afirmou Maria Clara.
Uma aluna, que preferiu não se identificar, contou sofrer um relacionamento abusivo há 18 anos, mas que só percebeu a violência que sofria ano passado.

"Ele me proíbe de sair, estudar, trabalhar, de usar certas roupas e até fazer dança com minhas irmãs. Estou fazendo acompanhamento psicológico e decidida a colocar um fim nessa relação", revelou.

A manifestação contou com alunas dos bairros Cidade Jardim, Vila Maria e Itaqui. O Projeto Dance e Balance existe há 4 anos com aulas gratuitas de dança.


Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews