Mal súbito, acidente com moto e corpo estranho no olho lideraram atendimentos no HUT

11/02/2020 14h52


Fonte G1 PI

Imagem: José Marcelo/ G1 PIHospital de Urgência de Teresina (HUT).(Imagem:José Marcelo/ G1 PI)Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Em 2019, de acordo com o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o mal súbito ficou em primeiro lugar dentre os principais motivos de atendimento. Em segundo lugar veio o acidente com motocicleta e o terceiro motivo foi corpo estranho no olho.

O mal súbito representou 11.174 atendimentos, o que corresponde a 19% do atendimento geral do hospital no período; o acidente com moto teve 9.074 atendimentos, 16% do total e os casos de corpo estranho nos olhos representaram 4.756 atendimentos, sendo 8% do atendimento geral.

"O mal súbito não é uma doença, mas um sintoma que aparece repentinamente e que pode ser causado por diversos fatores”,
explica o médico Péricles Cerqueira, diretor técnico da unidade.

“A pessoa pode perder a consciência e necessitar com urgência de atendimento médico. Um mal-estar repentino, sem causa aparente, é classificado como mal súbito. Após a realização dos exames e do fechamento do diagnóstico é possível dar um direcionamento para o tratamento do paciente”,
explicou.

Acidentes com moto
Dentre esses principais motivos, o acidente com motocicleta chama atenção, pois geralmente são pacientes muito graves que necessitam de um atendimento com um maior número de especialistas envolvidos. De acordo com o diretor Péricles, o HUT possui uma equipe especializada no atendimento de pacientes vítimas de trauma 24 horas por dia.

“Temos equipes especializadas no trauma para atender essa demanda com mais segurança e qualidade. Esses profissionais são preparados para receber esse tipo de paciente e dar agilidade ao atendimento. O tempo nesse tipo de atendimento é crucial para o sucesso da assistência. Além dos profissionais, temos equipamentos que fazem toda a diferença na hora de fechar o diagnóstico”, disse.

Corpo estranho nos olhos
Corpo estranho no olho também chamou atenção pela quantidade de atendimentos realizados. O oftalmologista Igor Marcelos disse que as principais demandas atendidas no setor são relacionadas a acidentes de trabalho.

“São pessoas que não utilizam equipamento de proteção adequada e apresentam corpo estranho no olho, geralmente metálico. Outras demandas que aparecem bastante são acidentes de moto, com pessoas que não usam capacete e sofrem traumas na região ocular”,
afirmou.

Já os casos cirúrgicos mais frequentes são relacionados à laceração de córnea. “A córnea é a primeira camada do olho, por isso é muito comum essa camada ser atingida por traumas. O procedimento envolve a reconstrução das estruturas por sutura para evitar que o olho fique aberto, perca conteúdo intraocular ou mesmo sofra uma infecção”, explica o médico.

Para estes casos que necessitam de cirurgia, o HUT possui no seu centro cirúrgico uma sala equipada com um microscópio óptico adequado para atender esse tipo de demanda, especialmente de trauma ocular.

O HUT realiza por mês uma média de 5 mil atendimentos e 1.200 cirurgias.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina