Mais duas pacientes de Manaus recebem alta em Teresina; dois permanecem na UTI

23/01/2021 14h58


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê NascimentoMais duas pacientes de Manaus recebem alta em Teresina; dois permanecem na UTI(Imagem:Andrê Nascimento)Mais duas pacientes de Manaus recebem alta em Teresina; dois permanecem na UTI

Mais duas pacientes vindas de Manaus, de nomes não revelados, receberam alta neste sábado (23) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Dois homens seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição de saúde.

Segundo o boletim médico do HU, os dois pacientes que ainda não receberam alta dependem de aporte de oxigênio, porém, seguem em respiração espontânea e sem a necessidade de aparelhos. O quadro clínico deles é estável.

Nove pacientes chegaram na capital piauiense no dia 15 de janeiro devido ao colapso no sistema de saúde em Manaus por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19. Na última quarta-feira (20), Daniela da Silva Pereira, 30 anos, e Jaqueline Santos da Silva, 38 anos, receberam alta da unidade de saúde. Na quinta (21), foram a vez de Danilo Moura, 30 anos; Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos e Francinete Binda Dutra, 57 anos.

Imagem: Hospital UniversitárioMais duas pacientes de Manaus recebem alta em Teresina; dois permanecem na UTI(Imagem:Hospital Universitário)Mais duas pacientes de Manaus recebem alta em Teresina; dois permanecem na UTI

"Estou sem palavras, agradeço a Deus por ter conseguido, depois que cheguei aqui, tive tratamento de rainha, Deus me concedeu isso, agradeço a todos do hospital", disse Jaqueline no dia da alta.

Na sexta-feira (22), quatro dos cinco pacientes que haviam saído do hospital retornaram para Manaus. O voo saiu às 15h55. O venezuelano Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos, foi barrado na aeronave por apresentar a documentação irregular. A previsão é que ele volte para a capital amazonense neste sábado.

Situação crítica em Manaus

A cidade de Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio. Além de receber os nove pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: hospital, pacientes, manaus