Mais de 40 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe em Teresina

19/06/2015 08h33


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarNa capital, já foram aplicadas quase 151 mil doses da vacina contra a gripe.(Imagem:G1 PI)Na capital, já foram aplicadas quase 151 mil doses da vacina contra a gripe.

No último dia da campanha de vacinação contra a gripe, mais de 40 mil pessoas ainda não foram vacinadas em Teresina. A campanha de vacinação se encerra nesta sexta-feira (19) e já foi prorrogada por duas vezes.

Os dados estão no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, que é atualizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital. A mobilização para imunizar mais de 150 mil pessoas na capital, deveria ter sido encerrada ainda no mês de maio, mas até a manhã desta sexta-feira (19), mais de 106 mil pessoas tinha tomado a vacina.

Mesmo a vacina sendo gratuita, são muitos os que ainda não comparecem aos mais de 100 postos de vacinação espalhados pela capital. Uma das pessoas que está no grupo e até então não tinha ido se vacinar é a dona Nilze. Ela contou que não tinha ido ainda a um posto de vacinação por medo. Já o agente contábil José de Sousa, contou que tomou a vacina para se proteger contra a doença e porque foi uma recomendação médica.

A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Luciano Nunes, a prorrogação não aconteceu por conta da falta de divulgação da campanha. Para ele, existe um problema no sistema de acompanhamento da campanha de vacinação que proporcionou alguns problemas de operacionalização e alimentação do sistema.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook