Mãe perde o único filho para a dengue hemorrágica em Teresina: "que não aconteça com outra criança"

30/03/2022 12h22


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo pessoalLucas Manoel Resende Rodrigues(Imagem:Arquivo pessoal)Lucas Manoel Resende Rodrigues

O Piauí registrou o segundo caso de morte por dengue hemorrágica. O menino de nove anos, Lucas Manoel Resende Rodrigues, morreu no domingo (27) e era o filho único de Julimar Rodrigues e Cleide Resende. O casal mora na Zona Sudeste de Teresina. A causa da morte foi confirmada nesta quarta-feira (30) pela Fundação Municipal de Saúde da capital.

Para Cleide Resende, mãe do menino, houve descaso no atendimento ao menino que, segundo ela, era saudável. Ela disse que procurou um hospital particular a primeira vez no dia 22, terça. A família levou o menino ao mesmo hospital mais duas vezes, mas ele foi piorando.

Segundo ela, Lucas foi liberado pelos médicos três vezes de ser internado. De lá, ele foi transferido para outro hospital, onde morreu. O g1 procurou a unidade de saúde e aguarda posicionamento.

“Meu filho era super saudável, só tinha uma asma leve que era tratada, e foi de repente, começou com uma dor de cabeça, febre e vomitou na terça-feira [dia 22]. Na sexta ele piorou, bem debilitado, mal andava e eu levei de novo. Quando ele transferido de hospital já foi com bolsa de sangue”,
contou.

Imagem: Arquivo pessoal Clique para ampliar Mãe lamenta perda do único filho para a dengue hemorrágica em Teresina.(Imagem:Arquivo pessoal ) Mãe lamenta perda do único filho para a dengue hemorrágica em Teresina.
Pais perderam único filho: "está sendo muito difícil"


Cleide contou ainda ao g1, muito emocionada, que o nascimento do menino foi a realização de um sonho para o casal, que fez tratamento durante 10 anos para ter o filho.

“Era o único filho que eu tinha, pra ter ele eu tive que fazer um tratamento de 10 anos, hoje eu estou com 42 e meu marido com 60, não tem como mais ter outro filho. Eu não quero que aconteça isso com outra criança, seja na rede pública ou na rede privada”,
lamentou.

Ela disse que resolveu falar sobre o caso porque o menino era o filho único do casal e para que mais ninguém sofra a perda de um ente querido para a doença.

Casos aumentam: veja sintomas e como prevenir

Os casos de dengue aumentaram de forma significativa no Piauí em 2022, em relação aos anos anteriores. Na capital, os casos já praticamente dobraram em comparação com 2021. Diante disso, é preciso estar atento aos sintomas e principalmente às formas de prevenção ao mosquito que transmite a doença.

“A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”, reforçou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

Isso porque esses objetos com água são potenciais criadouros do mosquito. É fundamental então a manutenção correta dos recipientes que armazenam o líquido, como caixas dágua e vasos de plantas. Para isso, vistoriar a casa e o quintal semanalmente é muito importante.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: filho, dengue, casal