Mãe conclui ensino médio aos 45 anos e faz Enem 2021 na mesma sala que a filha em Teresina

27/11/2021 10h04


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo Pessoal/Mariana CarvalhoClique para ampliarMãe e filha fazem prova do Enem juntas em Teresina.(Imagem:Arquivo Pessoal/Mariana Carvalho)Mãe e filha fazem prova do Enem juntas em Teresina.

Aos 48 anos e após finalizar o Ensino Médio através do Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2019, a dona de casa Elzida Gomes finalmente “entrou em uma sala para fazer a prova do Enem”, depois de duas tentativas anteriores, em que mesmo inscrita, Elzilda não conseguiu sequer chegar ao local da prova.

Segundo ela, os filhos também foram responsáveis por incentivar a mãe a se inscrever e estudar para os dois dias de prova.

"Terminei o terceiro ano pelo EJA e fui incentivada a estudar pelos meus filhos, a estudar para o Enem e então comecei a estudar. Mas só agora, depois de três anos que consegui entrar em uma sala para fazer a prova do Enem",
contou a dona de casa.

Entretanto, o susto após um acidente doméstico em setembro onde fraturou a mão esquerda fez com ela acreditasse que mais uma vez ia perder a prova, e assim adiasse o sonho de cursar psicologia.

“Quando sofri o acidente, que quebrei a mão, pensei: ‘De novo. Perdi a prova do Enem 2021’; porque até então, eu não tinha nem previsão de quando ia tirar os ferros do meu braço e estava me incomodando muito, mas graças a Deus deu tudo certo”,
lembrou ela.

Elzilda conta também que a sua inscrição serviu de estímulo para filha Mariana Carvalho, que desistiu do Enem 2020 no primeiro dia de prova.

Além da coincidência das duas fazerem a prova pela primeira vez, outro fato chamou bastante atenção na história, após conferir o local, as duas iriam fazer a prova na mesma sala. Neste domingo (28), as duas voltarão a fazer prova juntas.

Preparação conjunta para o Enem

Mariana lembrou que a mãe gostava de estudar sozinha, principalmente após terminar o Ensino Médio, mas em alguns momentos as duas compartilhavam conteúdos e falavam sobre o tema da redação:

"Ela sempre estudou por si só depois que terminou o ensino médio, e a gente sempre compartilhava assuntos sobre redação e o que poderia cair na prova, assistia aula juntas também", lembrou Mariana.

Coincidência causou surpresa
Imagem: Arquivo PessoalMãe e filha fazem prova do Enem 2021 na mesma sala de aula em Teresina.(Imagem:Arquivo Pessoal)Mãe e filha fazem prova do Enem 2021 na mesma sala de aula em Teresina.

De acordo com Mariana, fazer o Enem 2021 com a mãe foi bem tranquilo, apesar do espanto de muitos candidatos e pais que acompanhavam os filhos durante a manhã, já que eles acreditavam que a mãe estava ali apenas para acompanhar a filha e ficaram surpresos ao descobrir que Elzilda também iria fazer a prova.

"Tinha algumas mães que pensaram que era só eu que ia fazer e ela estava me acompanhando, esperando o portão abrir para poder ir embora no caso. Até descobrirem que ela também ia fazer", contou a estudante.

Expectativa para o segundo dia

A dona de casa já está na expectativa pelo segundo dia de prova, neste domingo (28), e disse que está feliz só em conseguir entrar na Universidade Federal do Piauí para realizar a prova, mas assumiu que em alguns momentos pensou em desistir:

“A expectativa é a melhor possível para a prova. Tenho estudado bastante, mas sempre bate aquele nervosismo de não cair o assunto que estudei. Mas a gente fica na melhor expectativa possível, então tenho me preparado, me preparei esses três anos",
contou a candidata.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: enem, prova, expectativa