Lixo hospitalar é depositado em frente à maternidade em Teresina

27/07/2013 08h20


Fonte G1 PI

Taxistas que trabalham em frente à Maternidade Dona Evangelina Rosa, na Zona Sul de Teresina, denunciam que o hospital está depositando lixo hospitalar na calçada da instituição. A prática estaria trazendo problemas para os trabalhadores, cadeirantes e pedestres que passam pelo local, já que estes ficam impossibilitados de circular pela calçada que fica tomada pelo lixo.

Imagem: Jaqueliny Siqueira/ G1 PiauíLixo é depositado em frente à calçada da Maternidade.(Imagem:Jaqueliny Siqueira/ G1 Piauí)Lixo é depositado em frente à calçada da Maternidade.

Raimundo Nonato, que trabalha há 35 anos como taxista, diz que o acúmulo de lixo acontece em três dias da semana no horário de 18h às 22h. Segundo ele, durante este intervalo de tempo é impossível ficar no ponto de táxi.

“O mau cheiro é insuportável, as pessoas que saem da maternidade estão deixando de pegar táxi aqui porque não querem chegar perto da sujeira. Já encontramos seringas e pedaços de pele. Quando a sujeira está muito grande, eles mandam os funcionários lavar o chão com água, sabão e detergente com a intenção de tirar as manchas de sangue que ficam na calçada”, relata o taxista Raimundo Nonato.

Geraldo Galdino, outro taxista que trabalha há 17 anos no local, diz que o problema ocorre há cerca de um mês. “Desde que comecei a trabalhar aqui, o carro do lixo entrava para recolher o material lá dentro da maternidade, entretanto, há um mês eles começaram a jogar o lixo na calçada da maternidade. O que sabemos é que antes disso a maternidade tinha um contrato com uma empresa especializada em levar o lixo, mas esse contrato acabou e agora o lixo normal é recolhido juntamente com o lixo hospitalar”, diz o taxista.

Outro absurdo, de acordo com Raimundo Nonato, foi a postura da direção do hospital diante das reclamações. O taxista revelou que nessa quinta-feira (25), o diretor do hospital chamou a categoria para conversar e, segundo ele, ao invés de buscar uma solução para o problema o gestor intimidou os motoristas dizendo que iria verificar na Prefeitura de Teresina se o ponto onde eles trabalham é legalizado.

“Ele disse que iria saber se o ponto de táxi que fica em frente a maternidade é legalizado. Disse também que caso não fosse iria ver com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) se há necessidade de um ponto aqui. Isso é revoltante”, diz Raimundo Santos.

Um funcionário da maternidade, que não quis se identificar, revelou ao G1 que não há coleta seletiva dentro da Maternidade Dona Evangelina Rosa e que resíduos sólidos são misturados ao lixo normal. O servidor afirma ainda que a sujeira é tão grande que a garagem utilizada pelos funcionários também tem sido usada como depósito.

“Tem dias que quando chegamos para trabalhar existe uma montanha de lixo próximo aos carros estacionados. Isso é um risco muito grande para nossa saúde”, reclamou o funcionário.

A diretoria da Maternidade, através da assessoria de imprensa diz que o lixo colocado no ponto de coleta se trata de lixo comum e nega que resíduos hospitalares sejam misturados ao material. Segundo a assessoria, o lixo contaminado é recolhido por uma empresa privada que entra nas dependências da Maternidade para pegar o material.

Sobre a reunião com alguns taxistas, a assessoria nega que a direção tenha intimidado os profissionais.