Laudo aponta que médico que morreu a caminho da lua de mel nas Maldivas sofreu insuficiência cardíac

14/05/2022 08h00


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMédico oncologista Glauto Tuquarre Melo(Imagem:Reprodução)Médico oncologista Glauto Tuquarre Melo
O laudo cadavérico apontou que o médico oncologista Glauto Tuquarre Melo do Nascimento, 49 anos, sofreu uma insuficiência cardíaca aguda. Ele morreu em um avião, durante um voo internacional, quando viajava para a lua de mel para as Maldivas com a esposa, no dia 25 de abril.

Glauto e a esposa, a publicitária Lícia Dutra Tuquarre, se casaram no dia 23 de abril, em Teresina . Durante o voo ele sentiu dores no peito, foi socorrido por passageiros que estavam a bordo, mas não resistiu.

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades. Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos.

Liberação do corpo para velório e enterro

Desde a morte, a família de Glauto aguardava o laudo para o traslado do corpo do médico ao Brasil, mas o período do Ramadã no Catar, atrasou a realização da perícia. O corpo do médico deve chegar durante a madrugada deste sábado (14).

O velório de Glauto Tuquarre está previsto para às 6h deste sábado na Funerária Pax União, em Teresina, Piauí. Já o enterro será às 11h no Cemitério São José, Zona Norte da cidade. As cerimônias serão restritas a família e amigos do médico.

"Fui muito feliz ao seu lado", diz esposa


Sete dias após a morte do marido, a publicitária Lícia Dutra Tuquarre fez uma publicação nas redes sociais para declarar o seu amor: " “fui muito feliz ao seu lado”.

Na mensagem, Lícia começou escrevendo sobre a última mensagem que recebeu do marido e que não teve tempo para responder. Ela contou que via como ele estava feliz nos últimos tempos.

“Eu te amo muito. Sou feliz ao seu lado foi a última mensagem que você me enviou. Eu via e ouvia o quão feliz você estava nos últimos dias, nos últimos meses, nos últimos anos”, inicia o post.

Lícia lembra da morte do pai

Em outro trecho, a publicitária destacou que o destino quis juntá-los novamente quando o pai dela morreu. A publicitária disse que Glauto deu apoio naquele momento e voltou a ocupar um espaço que estava reservado a ela, que era ao lado dele.

“Eu acho que o destino quis nos juntar de novo por algum motivo. Era como se nosso reencontro na vida precisasse. E o destino estava certo. Você voltou, no momento em que eu mais precisava, por conta do falecimento do papai. Me deu a mão, me apoiou, se reintegrou a minha vida e foi ocupando um espaço, que parecia estar guardado há anos, só esperando você chegar outra vez. Não havia uma só pessoa que não enxergasse o quanto você queria me fazer bem. Era seu propósito e você não mediu nenhum esforço para me colocar no melhor lugar do mundo: ao seu lado. Que bom que você conseguiu”, escreveu Lícia.

Missa de 7º Dia

No dia 2 de maio, familiares e amigos do médico Glauto Tuquarre Melo do Nascimento se reuniram para a missa de 7º dia. A missa aconteceu na Igreja de São José Operário, no bairro Vila Operária, na Zona Norte de Teresina.

Durante a homilia, o padre Washington, que presidiu a cerimônia, pediu que a família tenha fé e receba a solidariedade de todas as pessoas que gostavam do médico.

“Sei que não é fácil está passando por isso, depois de um momento tão bonito que foi celebrado na vida do Glauto e de sua esposa. A gente fica se questionando, mas não conseguimos encontrar, porque nossa vida é um mistério de Deus. Mas, a gente vai seguindo com esperança, fé e confiança”, afirmou o padre Washington.

Médico oncologista Glauto recebeu muitas homenagens nas redes sociais de pacientes, funcionários e amigos. A Igreja estava com a lotação máxima permitida.

Homenagem dos pacientes


Pessoas que já foram tratadas pelo médico oncologista Glauto Tuquarre, além de familiares de pacientes, lamentaram a partida do especialista.

No Instagram, muitos deram depoimentos sobre a personalidade do médico e agradeceram a ele pela dedicação no tratamento do câncer. Veja algumas das declarações:

"Não era só um grande médico oncologista, não era só o médico que me acompanhou nesses quase cinco anos de luta contra um CA, era um ser humano incrível, de coração lindo, um amigo, brincalhão, risonho, das caronas e conselhos. Sempre será o meu médico maluco, o melhor. Descanse em paz. Saudades", escreveu Lane Carvalho, que venceu um câncer de mama.

Outra paciente, Lindia Kaliane, também agradeceu Glauto pelos cuidados durante seu tratamento. "Mais que um médico, um amigo. Sempre muito solícito. Meu maior apoiador na luta contra o câncer", disse.

"Foi meu médico após as quimioterapias/rádios e cirurgia. Puxava minha orelha demais para não engordar, para fazer atividades físicas e agora ele se foi... Que Deus o receba. Fará falta a muitos pacientes que deixou em Teresina. Era um médico maravilhoso!", declarou Cibele Macêdo.

Em outra publicação, Cibele Macêdo contou sobre uma vez em que o médico a ajudou a conseguir medicamentos para o tratamento.

"Mandei mensagem para ele e na conversa falei que minha medicação havia acabado. Em questão de minutos ele já tinha arrumado com algumas pacientes oncológicas cartelas e até caixa fechada", relatou.

"Quando não tive mais plano de saúde, ele me atendeu gratuitamente na clínica e me encaminhou para eu continuar meu tratamento em uma unidade de assistência. Só tenho gratidão por ter cuidado de mim", completou Cibele.
Familiares de pacientes também ressaltaram o trabalho do oncologista. "Descanse em paz, obrigado por ter cuidado tão bem de minha mãe", disse Lídia Rocha.

"Obrigada por todo apoio no tratamento do meu pai. Não tenho dúvidas que você foi um anjo que Deus enviou para nossas vidas", declarou Jéssyca Veloso.

Órgãos e clínicas também lamentaram a morte

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) emitiu uma nota de pesar pela morte do médico, que atuava no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

"Glauto Tuquarre era um profissional ético e dedicado ao trabalho, que prestou relevantes serviços à saúde do Estado do Piauí", afirma o comunicado.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) também lamentou a partida prematura do profissional, que era médico no Hospital do Bairro Satélite, em Teresina.

O Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) também publicaram notas de pesar. Além de clínicas particulares.

Viagem de lua de mel


O oncologista e a publicitária Licia Dutra Tuquarre, de 36 anos, casaram no civil, em cerimônia realizada ainda durante a pandemia. No dia 23 de março, o casal realizou o sonho de uma cerimônia no religioso, reunindo amigos e familiares em Teresina.

No dia seguinte, às 20h35, eles embarcaram no aeroporto de Guarulhos-SP com destino a Doha, capital do Catar, onde ficariam uma noite antes de seguir para a lua de mel nas Maldivas. Ele começou a passar mal durante o voo.

Glauto sentiu dores no peito e em seguida pediu ajuda a comissários de bordo. Ainda em voo, ele foi atendido por outros dois médicos que viajavam no mesmo avião.

Os passageiros tentaram reanimar Glauto, mas ele não resistiu. A suspeita, segundo familiares, é que ele tenha sofrido um infarto.

O governo do Piauí, além de amigos e familiares do médico, estão mobilizados para agilizar o traslado do corpo para o Brasil.

Dois oficiais do consulado brasileiro no Catar foram encontrar a esposa no aeroporto de Doha. Eles ficarão encarregados da transferência do corpo.

Quem era Glauto


Nascido no Amazonas e formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Glauto Tuquarre era especializado em oncologia.

Ele tinha mestrado em câncer de intestino e era doutorando em recidiva do câncer de mama (retorno da doença após o paciente ser considerado curado).

Considerado um profissional experiente, Glauto atuou em Roraima e no Maranhão, onde também foi professor da universidade estadual, além do Piauí.

Em Teresina, o médico era sócio de uma clínica e também já lecionou em faculdades de medicina.

Tópicos: corpo, familiares, glauto