Justiça determina suspensão de transferência e liberação de animais do Parque Zoobotânico de Teresin

18/08/2021 14h30


Fonte G1 PI

 Imagem: Divulgação
Onça no Parque Zoobotânico de Teresina(Imagem:Divulgação)Onça no Parque Zoobotânico de Teresina

Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou a suspensão da transferência e liberação de animais do Parque Zoobotânico de Teresina. A decisão do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1º Vara dos feitos da Fazenda Pública, foi publicada na tarde de terça-feira (17). Procurada pelo G1, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) afirmou que não está fazendo transferência de animais.

A ordem judicial é o resultado de uma ação popular (movida por cidadãos), em que os autores afirmam que a maioria dos animais que vivem no parque estão em idade avançada e precisam de cuidados especiais.

Na decisão, o juiz afirmou serem necessárias análises e perícias técnicas por profissionais qualificados, como médicos veterinários, zootecnistas e biólogos, para avaliar as condições de transferência.

"É necessário perícias técnicas para avaliação da adaptação dos animais ao novo local, avaliação das condições de transporte, a ser realizada por profissionais qualificados", diz a decisão. O juiz disse ainda que a ordem não tem intenção de impedir uma eventual transferência dos animais, mas "buscar o mais adequado interesse em favor dos animais".

"A validade da presente decisão se extingue com a apresentação das perícias técnicas para avaliação da adaptação dos animais ao novo local, e para avaliação das condições de transporte e transferência dos mesmos, que atestem os benefícios da medida, a serem apreciados por este Juízo", declarou.

A Semar afirmou que apenas anunciou a intenção de transferir ou soltar alguns dos animais do parque, mas que ainda está estudando como isso seria feito.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook