Justiça determina circulação de 70% dos ônibus em Teresina e proíbe sindicato de fazer protestos

18/02/2021 17h58


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarUma nova decisão judicial determinou que a circulação de 70% da frota de ônibus nos horários de pico e 30% nos demais horários em Teresina. A medida de urgência também proíbe que o(Imagem:Reprodução)
Uma nova decisão judicial determinou que a circulação de 70% da frota de ônibus nos horários de pico e 30% nos demais horários em Teresina. A medida de urgência também proíbe que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviário (Sintetro) não realize atos que impeçam a circulação dos coletivos.

A greve dos motoristas e cobradores completou 11 dias nesta quinta-feira (18). A categoria reivindica a falta de pagamento do salário referente a janeiro e a renovação da convenção coletiva de trabalho.

A determinação foi assinada pelo juiz João Gabriel Furtado Baptista, da 2º Vara dos Feitos da Fazenda Pública e prevê multa diária de R$ 50 mil até o limite R$ 500 mil em caso de descumprimento da ordem judicial, bem como a possibilidade de prisão por crime de desobediência. Desta vez, a ação foi proposta pela Prefeitura Municipal de Teresina.

Ao G1, o secretário de Assistência e Previdência Social do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Francisco Sousa, informou que a categoria vai cumprir a decisão. Sobre as manifestações, o sindicalista informou que os motoristas e cobradores nunca proibiram a circulação dos ônibus.

“Acabamos de ser informados sobre essa decisão e vamos cumprir, a prefeitura que entrou com essa ação. A gente lamenta muito essa situação, pois temos um problema de relação de trabalho. O prefeito vem querendo coagir o trabalhador e desmobilizar a luta. Quem está passando fome é o trabalhador e não é a prefeitura e nem o empresário", declarou Francisco Sousa.

No dia 8 de fevereiro, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Teresina ajuizou uma ação para garantir a circulação de 70% dos ônibus no período de pico na capital enquanto durar a greve dos motoristas e cobradores de ônibus. No entanto, a medida não vinha sido sendo cumprida, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina