Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de estuprar e matar estudante após calourada na UFPI

30/01/2023 08h54


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo pessoalEstudante Thiago Mayson Barbosa suspeito do crime.(Imagem:Arquivo pessoal)Estudante Thiago Mayson Barbosa, suspeito do crime.

A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva de Thiago Mayson da Silva Barbosa, suspeito de estuprar e matar a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. O rapaz, que também é estudante da universidade, passou por audiência de custódia neste domingo (29), após ser detido no sábado (28).

Thiago Mayson Barbosa não possui antecedentes criminais, contudo, a Justiça considerou que os crimes cometidos contra Janaína são de “especial gravidade concreta, inclusive, perpetrados com violência física contra a vítima na condição de sexo feminino, a justificar com base na gravidade em concreto dos fatos a decretação da prisão preventiva”. Desse modo, é imprescindível a decretação da prisão preventiva do homem para fins de assegurar a ordem pública.

“Desse modo, é inviável a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, pois a gravidade concreta da conduta delituosa indica que a ordem pública não estaria acautelada com a soltura do custodiado”,
diz trecho da decisão.
Imagem: ReproduçãoJanaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta após ser estuprada e ter o pescoço quebrado em Teresina.(Imagem:Reprodução)Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta após ser estuprada e ter o pescoço quebrado em Teresina.

Janaína morreu após ser estuprada e ter o pescoço quebrado, segundo o delegado Francisco Costa, conhecido como Barêtta, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O crime teria acontecido depois de uma calourada na instituição de ensino.

Conforme o delegado, o rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual consensual.

"O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse ei, o que tá acontecendo aí? e o rapaz disse minha amiga passou mal, tô levando pro hospital. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital",
contou.

Morta após estupro

Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após calourada na UFPI.

O delegado Barêtta informou que, conforme médica legista, Janaína chegou morta ao Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte de Teresina. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo.

De acordo com Barêtta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.

Em nota, o IML confirmou que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, isto é, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte.

O órgão reforçou que a ação contundente pode ter sido causada "por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso".

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: hospital, delegado, rapaz