Justiça decide manter preso delegado suspeito de agredir mulher com garrafa em Teresina

27/12/2019 14h19


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Fórum Cível e Criminal de Teresina.(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Fórum Cível e Criminal de Teresina.

A justiça decidiu manter preso o delegado José de Anchieta Pontes dos Santos, suspeito de agredir uma mulher com uma garrafa no último domingo (22) em um bar na Zona Sul de Teresina. O delegado passou pela audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (27).

José de Anchieta foi levado para o Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) para ser ouvido. O caso está sendo conduzido pela delegada Luana Alves. O delegado foi preso nesta quinta-feira (26). Após prestar depoimento, o suspeito será encaminhado para o 10° Distrito Policial, onde permanecerá preso.

O corregedor da Polícia Civil do Piauí, Emir Martins, informou que o delegado estava lotado na Delegacia da cidade de Monsenhor Gil. Apesar disso, sua arma havia sido recolhida devido ao último caso de violência contra a mulher que José de Anchieta teria se envolvido.

“Ele estava lotado na cidade de Monsenhor Gil. Não estava de férias, nem de licença médica. Estava trabalhando normalmente, apesar de sobre ele recair algumas imposições legais como o recolhimento da arma de fogo”,
comentou.

O corregedor ainda destacou que delegado poderá receber uma advertência ou ser expulso da corporação. A decisão será tomada em um prazo de 30 a 90 dias, após a apuração do caso.

O advogado de defesa, João Marcos Parente, disse que as informações ainda não prematuras e que não é possível afirmar se houve agressão. Ele ainda pontuou que José de Anchieta apresenta um quadro de depressão e dependência química.

“Os fatos ainda são muitos prematuros, ele ainda não foi ouvido pela polícia. Então é prematuro até dizer que houve agressão. Bem, nós sabemos que a função de delegado é bastante desgastante, tendo em vista que você está lidando constantemente com crimes e, por isso, ele desenvolveu um quadro de depressão e de dependência química. É uma situação complicada, é uma questão de saúde pública. Não nos cabe apenas julgar, temos que também que nos solidarizar e tentar resolver a situação da melhor maneira possível”,
argumentou.

O crime
De acordo com a Polícia Civil, o delegado é suspeito de agredir, no último domingo (22), com uma garrafa a proprietária do bar, mulher com quem tinha tido um relacionamento amoroso por quatro anos. A delegada Luana Alves informou que a vítima relatou que José de Anchieta a empurrou e, em seguida, quebrou uma garrafa e a acertou na mulher.

Preso por violência doméstica
O delegado José de Anchieta Pontes já tinha sido preso suspeito de violência doméstica na madrugada do dia 21 de novembro, em Teresina. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que o delegado foi conduzido para a Central de Flagrantes pelo crime de lesão corporal e que foi liberado após pagamento de fiança.

Por áudio, o delegado afirmou ao G1 que o caso era um equívoco e que deveria se tratar de outro delegado. "Não é isso não. Minha mulher teve um surto psicótico e eu levei ela até a Central de Flagrantes para um encaminhamento para o Areolino. Não aconteceu isso não. Isso é fake", disse.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: preso, delegado, mulher