Imóvel desaba, casal fica soterrado e perde dois cães e cinco gatos após chuva em Teresina

09/03/2022 11h28


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeMoradora da Vila da Paz é soterrada após casa desabar e perde dois cães e cinco gatos.(Imagem:TV Clube)Moradora da Vila da Paz é soterrada após casa desabar e perde dois cães e cinco gatos.

A dona de casa Maria da Conceição, de 58 anos, e o marido foram soterrados pelos escombros da casa onde moravam na Vila da Paz, Zona Sul de Teresina. A residência desabou após forte chuva na noite de segunda-feira (7).

Além da casa, o casal perdeu quase todos os animais de estimação: dois cachorros, cinco gatos, uma criação de galinhas. Uma gatinha sobreviveu, mas sofreu fraturas e corre risco de morrer.

O desabamento aconteceu na noite de segunda-feira (7), por volta das 23h. Maria da Conceição contou que a chuva havia parado, mas momentos depois ela ouviu um estalo. Em seguida, a casa desabou.

Ela e o marido tiveram de ser resgatados debaixo dos escombros por vizinhos.

“A gente quase morre. Foi um milagre de Deus”,
disse Maria.
Imagem: TV Clube  Moradora da Vila da Paz é soterrada após casa desabar e perde dois cães e cinco gatos.(Imagem:TV Clube ) Moradora da Vila da Paz é soterrada após casa desabar e perde dois cães e cinco gatos.

Desde então, ela e o marido têm vivido em uma casa cedida por familiares que moram na vila, e dependido da ajuda dos vizinhos. Debaixo dos restos da casa ficaram roupas, móveis, eletrodomésticos e os mantimentos.

No ano passado, em 2021, foi a casa da mãe de Maria, que tem 86 anos, que também ficava na Vila da Paz, que caiu. Desde então, ela tem morado na casa de familiares, os mesmos que nesse ano têm ajudado Maria e o marido.

“Fiquei sem nada, sem nada mesmo, ontem dormi no chão. Alimento e roupa, não tenho. Meu fogão ficou enterrado”,
contou ela, diante dos escombros da casa onde morava.

Famílias desabrigadas
Imagem: Rede Clube  Muro de residência desaba após chuvas na Vila da Paz, Zona Sul de Teresina.(Imagem: Rede Clube ) Muro de residência desaba após chuvas na Vila da Paz, Zona Sul de Teresina.

Os moradores da Vila da Paz haviam denunciado o risco de desabamentos na manhã de segunda-feira (7), quando após as chuvas de domingo (6), diversas casas apresentaram rachaduras nas paredes. O desabamento da casa de Maria da Conceição aconteceu horas depois, durante a noite.

Na Vila Tiradentes, Zona Sul de Teresina, parte de uma casa desabou por conta de um deslizamento de terra por volta das 3h, na madrugada de terça. Os escombros desceram o barranco e atingiram outra residência, construída em uma parte mais baixa, que ficou parcialmente destruída. Nenhum morador ficou ferido.

As chuvas e a recente cheia do rio Poti fizeram aumentar o número de famílias desabrigadas em Teresina. Segundo a Defesa Civil Municipal, até esta quarta-feira (9), 712 famílias foram obrigadas a deixar suas casas por conta de alagamentos e deslizamentos de terra na capital.

As famílias, moradoras de todas as zonas da capital, estão sendo alocadas em escolas e em centros de convivência. A maioria delas, 659, estão em casas de amigos, vizinhos ou familiares, que recebem uma compensação da prefeitura através do programa Família Solidária.

Segundo o gerente de operações da Defesa Civil, Marcos Rolf, nesta semana os esforços têm se concentrado em famílias que vivem próximo ao Encontro dos Rios, na Zona Norte, na Curva São Paulo, na Zona Sudeste, e nas Vila da Paz e Residencial Terra Prometida, na Zona Sul, onde foram registrados riscos de desabamento de casas e barrancos.

Tópicos: casas, chuvas, desabamento