Hospital Natan Portella, em Teresina, reabre leitos exclusivos para Covid após aumento de casos

02/12/2022 14h01


Fonte G1 PI

Imagem: Glayson CostaClique para ampliarHospital de Doenças Tropicais Natan Portella no Centro de Teresina(Imagem:Glayson Costa)Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella no Centro de Teresina

O Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, definiu a abertura de 30 leitos exclusivos, entre clínicos e UTIs, para atendimento de pacientes com Covid-19. A decisão aconteceu após reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), nesta sexta-feira (2), em que se confirmou aumento significativo de casos no estado.

“É uma decisão que visa garantir assistência aos piauienses que por ventura necessitem de atendimento especializado”, disse o secretário Neris Júnior.

A Sesapi informou também que vai distribuir nos próximos dias 100 mil testes rápidos de antígeno para detecção de Covid-19 para as secretarias municipais e hospitais da rede estadual. O objetivo é garantir apoio para que as cidades tenham estruturas para testagem e atendimento ambulatorial de pacientes com síndromes gripais.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já havia comunicado a abertura de uma ala exclusiva no Hospital Mariano Castelo Branco, na região da Santa Maria da Codipi, Zona Norte da capital, para atender pacientes infectados pela doença. Foram disponibilizados 20 leitos clínicos.

Aumento de casos e óbitos

A média móvel de casos de Covid-19 Piauí apresentou um crescimento de 304% em 15 dias, até 29 de novembro.

No estado, a alta também foi registrada no número de óbitos em decorrência da Covid-19: na 46ª semana, foram registradas três mortes e, na 47ª semana, seis mortes, ou seja, um aumento de 100% de uma semana para outra.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a variação de óbitos nas duas últimas semanas é de 500%.

Volta do uso obrigatório de máscaras

Na última segunda-feira (28), o Governo do Estado publicou decreto determinando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, públicos ou privados para conter o avanço da Covid-19 no estado.

Permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

No entanto, foi deliberado na reunião o indicativo de que os servidores em geral devam fazer o uso de máscara em qualquer ambiente que tenha atendimento ao público.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, as medidas adotadas visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida”, afirma.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pacientes, aumento, covid