Hospital de Urgência de Teresina retoma captação de órgãos e tecidos para transplantes após 6 anos

15/10/2022 09h38


Fonte G1 PI

A captação de órgãos e tecidos para transplantes foi retomada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O serviço estava desativado há seis anos e, em junho deste ano, a CIHDOTT, comissão responsável pelo processo de captação foi reaberta.

Anteriormente, segundo o diretor-geral do HUT, Fábio Sousa, a captação dos órgãos acontecia no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Em decorrência do deslocamento do doador até a outra unidade de saúde, muitas famílias desistiam da doação dos órgãos.

“Nós tínhamos um índice de desistência que beirava a 70%. Ou seja, a cada 10 familiares, 7 desistiam porque esse deslocamento para o Getúlio Vargas era desgastante emocionalmente para a família, que acabava desistindo. Agora, com a captação sendo realizada no HUT, aumenta bastante o índice de aceitação porque as famílias, mesmo na dor, entendem que ainda podem prover o bem ao próximo", afirmou o diretor.

Na última terça-feira (12), os profissionais de saúde realizaram a captação de rins, córneas e fígado. O doador foi um homem de 36 anos que, recentemente, teve morte encefálica.

“O resultado foi satisfatório, tivemos uma família já contemplada no Rio de Janeiro que pôde receber um fígado, tivemos a melhora da vida não só de um paciente, mas de toda a família do paciente”, comentou Fábio Sousa.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews