Hortas urbanas embelezam Teresina e geram renda para famílias

16/08/2015 13h20


Fonte G1 PI

Teresina é uma das poucas cidades que possui horta dentro da município. Elas se espalharam por diversos bairros da cidade e juntas elas empregam mais de duas mil famílias. Cerca de 10 mil pessoas vivem direta ou indiretamente da produção de hortaliça quem embeleza e marcam a identidade da capital do Piauí.

Além de embelezar a cidade, as hortas comunitárias têm uma importância econômica muito grande para a capital, pois são elas que abastecem a maioria dos supermercados e mercadinhos de Teresina.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarHortas urbanas embelezam Teresina e geram renda para famílias.(Imagem:Divulgação)

Na cidade há 42 hortas que ocupam uma área de 220 hectares. A maior desta se encontra no bairro Itararé, na Zona Sudeste da capital. A horta do bairro tem cinco quilômetros de extensão e foi criada em 1986.

Na época, a prefeitura percebeu que as áreas por onde passava a linha de transmissão da Chesf estavam ociosas. E a ideia de criar uma horta surgiu como incentivo da produção e como forma de gera renda para família.

"Foi muito trabalhoso. Muitas pessoas disseram que não daria certo. A Chesf que era dona da área não tinha experiência, mas colocamos a ideia em praticar e hoje somos premiados por isso”, afirmou Matias Matos, ex-secretário municipal de Agricultura.

Josefa Soares, presidente da Associação dos Horticultores, afirma que cerca de 300 famílias tiram o sustento através da produção de hortaliças no bairro Dirceu.

Uma delas é dona Maria de Fátima que não se imagina viver sem trabalhar na horta. "É gostoso demais trabalhar com a terra", disse.

Quem também tira o sustento através das hortas é o policial militar aposentado Francisco Rodrigues dos Santos. Ele consegue pagar a faculdade do filho com o dinheiro arrecadado na produção de hortaliças.

A prefeitura de Teresina fez um perfil das pessoas que trabalham nas hortas e campos agrícolas da cidade. A maioria é do sexo feminino, tem ensino médio incompleto e recebe um salário mínimo. Para que a terra continue dando o sustento que as famílias precisam, elas recebem um acompanhamento.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Lopes, os horticultores já receberam capacitação, ferramentas e insumos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook