Greve dos ônibus em Teresina chega ao 6º dia sem negociação entre trabalhadores e empresários

03/11/2021 14h50


Fonte G1 PI

Imagem: Ilanna SerenaGreve dos ônibus em Teresina chega ao 6º dia sem negociação entre trabalhadores e empresários(Imagem:Ilanna Serena)Greve dos ônibus em Teresina chega ao 6º dia sem negociação entre trabalhadores e empresários

A greve de motoristas e cobradores chegou ao 6º dia na cidade de Teresina nesta quarta-feira (3), a categoria está com as atividades paralisadas desde última quinta-feira (28).

O sindicato dos trabalhadores não informou quantos veículos estão em circulação na capital nesta quarta-feira (3). O g1 procurou a Superintendência de Trânsito, que faz a fiscalização para que seja cumprida a circulação de 70% da frota, que é de 200 ônibus no total, mas o órgão ainda não retornou o contato.

De acordo com Francisco Sousa, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí, Sintetro, “a categoria continua de greve, e continua também aberto o canal para negociação com os empresários, mas até agora não fomos procurados para negociar”, relatou Francisco.

Esta é a segunda greve realizada este ano pela categoria. Os trabalhadores reivindicam a assinatura da convenção coletiva de trabalho. O Sindicato (Setut) argumenta que só poderia assinar em janeiro de 2022, por ser esta a data base para a assinatura da convenção.

Ainda segundo o diretor, a categoria busca atender à decisão da justiça que determinou que trabalhadores devem manter circulando 70% da frota de ônibus durante os horários de pico e de 30% nos horários entre picos, sob pena de multa de R$ 10 mil. A decisão foi assinada pelo desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, do Tribunal Regional do Trabalho.

Entretanto, de acordo com o diretor, o controle da quantidade de ônibus liberados na garagem não é feita pela categoria, sendo um trabalho realizado pelas empresas. A Superintendência de Transporte fiscaliza essa circulação.

“Nós vamos fazer um acompanhamento junto à Strans para saber se nas garagens estão liberando os ônibus para rodar”, disse ele.

Para compensar a greve, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) anunciou que colocaria em circulação uma frota de veículos alternativos cadastrados para situações do tipo, que poderia chegar a 250 ônibus. A Strans também não informou quantos alternativos estão efetivamente em circulação.

Crise no transporte público

A decisão pela greve foi votada e confirmada em assembleia realizada pelos trabalhadores na quarta-feira (27) e iniciada na quinta-feira (28).

Na sexta-feira (29), a greve continuou e os trabalhadores fizeram um protesto no Centro de Teresina, parando os veículos em fila no Centro de Teresina. A fila de veículos se estendeu pela rota dos ônibus desde a praça até a Avenida Frei Serafim.

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) informou que expediu autos de infração administrativa e de trânsitos para os veículos que participaram do protesto.

Nota da Strans

"A STRANS informa que na data de hoje (01.novembro) constatou que 138 ônibus estão circulando. A Ordem de Serviço do órgão prevê a circulação de uma frota de 140 ônibus nos horários de maior circulação de usuários e 60 em outros horários.

De acordo com a decisão judicial, o horário de pico o é aquele compreendido no intervalo entre 6 e 9 da manhã de segunda a sexta e das 5 da tarde até as 8 da noite. Aos sábados o horário foi considerado aquele de 6 as 9 da manhã e de meio dia às 3 da tarde.

A STRANS fiscaliza para que seja cumprida a ordem judicial que determina que o SINTETRO não impeça a circulação da frota mínima de 70% nos horários de pico e 30% nos horários entre os picos.

Alem disso, a STRANS resolve manter em circulação os 250 veículos cadastrados a fim de suprir a necessidade dos usuários.

O órgão determinou que os consórcios devem colocar em circulação os ônibus que possuem equipamento GPS para melhor controle da frota. O uso do GPS também diz respeito a funcionalidade do aplicativo SIUMobile Teresina. O aplicativo, que está disponível gratuitamente nas plataformas, informa em tempo real a localização dos ônibus, itinerário e tempo de espera.

A STRANS informa também que todas as medidas administrativas e judiciais estão sendo adotadas. A Procuradoria Geral do Município tem recebido relatório diário sobre os descumprimentos das ordens de serviço para as providências cabíveis."

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews