Greve dos ônibus em Teresina chega ao 4º dia com 138 ônibus em circulação

01/11/2021 14h18


Fonte G1 PI


A greve de motoristas e cobradores chegou ao 4º dia na cidade de Teresina nesta segunda-feira (1º), a categoria está com as atividades paralisadas desde última quinta-feira (28).

Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), há 138 veículos circulando na capital, menos de 70% do total de 200 que hoje compõem a frota, taxa que deve ser cumprida pela categoria sob pena de multa.

De acordo com Francisco Sousa, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí, Sintetro, “a categoria continua de greve, e continua também aberto o canal para negociação com os empresários, mas até agora não fomos procurados para negociar”, relatou Francisco.

Esta é a segunda greve realizada este ano pela categoria. Os trabalhadores reivindicam a assinatura da convenção coletiva de trabalho. O Sindicato (Setut) argumenta que só poderia assinar em janeiro de 2022, por ser esta a data base para a assinatura da convenção.

Ainda segundo o diretor, a categoria atende à decisão da justiça que determinou trabalhadores devem manter circulando 70% da frota de ônibus durante os horários de pico e de 30% nos horários entre picos, sob pena de multa de R$ 10 mil a ser cobrada do Sintetro. A decisão foi assinada pelo desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, do Tribunal Regional do Trabalho.

Entretanto, de acordo o diretor, o controle da quantidade de ônibus liberados na garagem não é feita pela categoria, sendo um trabalho realizado pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina, a Strans.

“Nós vamos fazer um acompanhamento junto à Strans para saber se nas garagens estão liberando os ônibus para rodar”, pontuou o gestor.

Em nota a Strans informou que na manhã desta segunda-feira (1º) 138 coletivos estão na rua, segundo a determinação da justiça, a frota seria de 140 ônibus, com isso, o órgão informa que medidas legais estão sendo tomadas. Leia a nota na íntegra no final desta matéria.

Para compensar a greve, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) anunciou que colocaria em circulação uma frota de veículos alternativos cadastrados para situações do tipo.

Crise no transporte público

A decisão pela greve foi votada e confirmada em assembleia realizada pelos trabalhadores na quarta-feira (27) e iniciada na quinta-feira (28).

Na sexta-feira (29), a greve continuou e os trabalhadores fizeram um protesto no Centro de Teresina, parando os veículos em fila no Centro de Teresina. A fila de veículos se estendeu pela rota dos ônibus desde a praça até a Avenida Frei Serafim.

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) informou que expediu autos de infração administrativa e de trânsitos para os veículos que participaram do protesto.

Nota da Strans
"A STRANS informa que na data de hoje (01.novembro) constatou que 138 ônibus estão circulando. A Ordem de Serviço do órgão prevê a circulação de uma frota de 140 ônibus nos horários de maior circulação de usuários e 60 em outros horários.

De acordo com a decisão judicial, o horário de pico o é aquele compreendido no intervalo entre 6 e 9 da manhã de segunda a sexta e das 5 da tarde até as 8 da noite. Aos sábados o horário foi considerado aquele de 6 as 9 da manhã e de meio dia às 3 da tarde.

A STRANS fiscaliza para que seja cumprida a ordem judicial que determina que o SINTETRO não impeça a circulação da frota mínima de 70% nos horários de pico e 30% nos horários entre os picos.

Alem disso, a STRANS resolve manter em circulação os 250 veículos cadastrados a fim de suprir a necessidade dos usuários.

O órgão determinou que os consórcios devem colocar em circulação os ônibus que possuem equipamento GPS para melhor controle da frota. O uso do GPS também diz respeito a funcionalidade do aplicativo SIUMobile Teresina. O aplicativo, que está disponível gratuitamente nas plataformas, informa em tempo real a localização dos ônibus, itinerário e tempo de espera.

A STRANS informa também que todas as medidas administrativas e judiciais estão sendo adotadas. A Procuradoria Geral do Município tem recebido relatório diário sobre os descumprimentos das ordens de serviço para as providências cabíveis."

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook