Governo publica decreto de tombamento do imóvel onde funcionou o Sanatório Meduna

07/11/2021 08h00


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeSanatório Meduna, em Teresina(Imagem:TV Clube)Sanatório Meduna, em Teresina

O governador Wellington Dias (PT) tombou o imóvel onde funcionou o Sanatório Meduna e o entorno do prédio, que atualmente pertence a um shopping center em Teresina. O decreto foi publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (5).

Para a decisão, o governo considerou a proposta da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Cultura, na sessão de 24 de junho de 2021.

Com o tombamento, o imóvel do Sanatório Meduna passa a integrar o Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado do Piauí. A propriedade localizada no bairro Porenquanto tem uma área construída de 1.230,87 m² e uma área de proteção de 8.598,51 m².

Conforme o decreto, a Secretaria do Estado de Cultura adotará as medidas estabelecidas na lei e demais providências cabíveis.

Debate sobre tombamento

O Meduna foi fundado em 1954, e esteve em funcionamento por mais de 50 anos, até ser desativado em 2010.

O debate sobre o tombamento surgiu depois da posse do local, que havia sido cedida para a prefeitura de Teresina, em 2016, ter retornado para empresa proprietária, a Sá Cavalcante, no dia 23 de dezembro de 2020.

Em janeiro de 2021, a capela do sanatório começou a ser reformada pela Arquidiocese de Teresina. O local receberá o nome de Capela Universitária São Paulo VI.

Diante da possibilidade de o prédio ser demolido, setores culturais da sociedade se mobilizaram. Construtora responsável pelo prédio e pelo terreno negou que houvesse a intenção de demolir o prédio.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina