Forte chuva em Teresina derruba árvores e deixa bairros sem luz há mais de 17h

01/01/2021 14h30


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeÁrvores caem em Teresina após forte chuve na noite do dia 31 de dezembro.(Imagem:TV Clube)Árvores caem em Teresina após forte chuve na noite do dia 31 de dezembro.

A forte chuva na noite de quinta-feira (31), com ventos fortes e intensos raios, ocasionou a queda do fornecimento de energia elétrica em bairros de Teresina. O primeiro ano de 2021 foi sem luz para moradores das zonas Norte e Leste. Na manhã desta sexta (1º), a região ainda continuava sem o serviço. São mais de 17h no escuro.

As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR-343, na Zona Leste. Na Zona Norte, Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos.

Segundo informou a concessionária Equatorial Piauí, equipes foram acionadas e “trabalham para reestabelecer o fornecimento de energia”. A empresa disse que 85% dos clientes afetados tiveram o fornecimento restabelecido e a demora na solução dos casos se deve a "complexidade dos serviços" (veja nota de esclarecimento da empresa logo abaixo).

A Zona Leste também foi afetada pela falta de energia após quedas de árvores sobre o circuito duplo, explicou a concessionária. De acordo com a distribuidora, essa região teve o serviço restabelecido ainda na noite de quinta, às 20h.

Sobre a falta de energia, a Equatorial esclareceu que os clientes podem entrar em contato com a empresa por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site.

A chuva em Teresina começou por volta das 19h30. Além de deixar regiões da cidade no escuro, os ventos derrubaram árvores e placas. Semáforos também deixaram de funcionar e pontos de alagamentos foram registrados em ruas.

Na Zona Leste, na Avenida Raul Lopes, parte do forro de uma concessionária de veículos teve placas arrancadas pela força do vento.

NOTA EQUATORIAL

A Equatorial Piauí esclarece que, devido aos fortes ventos e chuva com descargas que atingiram Teresina na noite dessa quinta-feira (31), foram registrados muitos estragos na cidade e à rede da Distribuidora, impactando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital.

As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia, como postes, cruzetas, isoladores e condutores. Essa categoria de ocorrências demanda um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços.

As zonas Leste e Norte tiveram bairros atingidos com interrupção do fornecimento. As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR 343, na zona Leste. Na zona Norte, os bairros Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos.

O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido.

Em função da complexidade dos danos causados, ainda há registro de problemas em alguns bairros. Para esses casos, a Equatorial já mobilizou equipes especializadas para atuação em rede energizada, corte e liberação de acessos de vias e de redes elétricas atingidas por quedas de árvores de grande porte.

Com o plano operacional de final de ano e devido as ocorrências, a Equatorial reforçou a estrutura de campo, do Centro de Operações Integradas e central 0800 086 0800, para melhor gestão das ocorrências e direcionamento assertivo das equipes de atendimento.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews