FMS nega negligência médica em morte de bebê no Hospital do Buenos Aires, em Teresina

10/12/2022 21h20


Fonte G1 PI

Imagem: Antônio Fernandes/Rede ClubeMaternidade do Buenos Aires, Zona Norte de Teresina.(Imagem:Antônio Fernandes/Rede Clube)Maternidade do Buenos Aires, Zona Norte de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) negou que a morte de um recém-nascido na Maternidade do Buenos Aires, Zona Norte de Teresina, foi causada por negligência médica. O caso é investigado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí.

Conforme o CRM, o óbito ocorreu no período em que não havia neonatologista na unidade. O Conselho denuncia haver falta de profissionais na unidade, que teve interdição ética parcial, por tempo indeterminado, decretada no dia 1º de dezembro.

"Tomamos conhecimento desse óbito e que ele estaria relacionado à falta de neonatologista no plantão, porque a escala está em aberto. A prefeitura precisa colocar a escalas completas",
disse a vice-presidente do CRM-PI, Mírian Parente.

Já a FMS esclareceu que o caso se tratava de uma gestação de risco pela prematuridade extrema, de 24 semanas, e que a mãe não passou por pré-natal.

"Mesmo a maternidade não sendo referência para esse caso - que devem ser atendidos na Evangelina Rosa - o bebê foi prontamente atendido pela equipe médica e de enfermagem, e não sobreviveu devido à prematuridade, caso que teria o mesmo desdobramento independente do local em que fosse atendido", informou a FMS.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: unidade, caso, maternidade