FMS confirma duas mortes causadas pela Chikungunya em Teresina

26/06/2022 15h59


Fonte cidade verde

 Imagem: Reprodução
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (24), confirmou duas mortes causadas por Chikungunya em Teresina. No município, existem 406(Imagem:Reprodução)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (24), confirmou duas mortes causadas por Chikungunya em Teresina. No município, existem 406 casos de pessoas com a doença e outros 920 casos ainda sob notificação.

No Piauí, o primeiro caso de morte em decorrência da Chikungunya neste ano ocorreu na cidade de Jaicós. A vítima foi um adolescente de 14 anos, segundo informou a Secretaria de Estado de Última morte pela doença havia sido registrada em 2018.

DENGUE

Teresina confirmou também oito mortes que ocorreram em decorrência da dengue. Outras cinco mortes seguem em investigação. A capital tem 7.5 mil casos notificados, sendo 4.3 mil confirmados.

Na Semana Epidemiológica 24 foram notificados 6 novos casos de Dengue, mostrando uma redução de 68% quando comparado com os casos notificados na semana 23.

ZICA VÍRUS

Existem sete casos confirmados de pessoas infectadas pelo Zica Vírus na cidade. Não houve nenhuma morte confirmada e nenhum óbito pela doença segue em investigação.

POPULAÇÃO DEVE FICAR ATENTA

Segundo levantamentos da equipe de epidemiologia, mais de 80% dos criadouros dos mosquitos mosquito Aedes aegypti, causador das doenças, são identificados em ambientes domésticos.

Veja alguns dos cuidados que devem ser tomadas para envitar proliferação do mosquito.

Atente-se aos vasos de plantas
Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
Livre-se de objetos que acumulam água
Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
Armazene garrafas da forma correta
Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-dágua deve estar sempre bem tampada.
Higienize recipientes que armazenam água
Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
Tenha cuidado com o lixo
Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Utilize proteção individual
As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.


Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, morte, dengue