FMS coloca mais duas UBSs para atendimentos de Covid-19 após aumento de casos em Teresina

21/03/2021 20h24


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAgora, são 16 UBSs voltadas para síndromes gripais. Nessas unidades de saúde o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médica,(Imagem:Reprodução)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina colocou mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19 após o aumento de casos da doença, com lotação dos leitos de UTI de mais de 90%.

As UBSs do bairro Mafrense, localizada na Zona Norte, e a do bairro Redonda, na Zona Sudeste, iniciaram na quarta-feira (17) o atendimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, com suspeita de Covid-19. O funcionamento é de 7h às 19h.

A mudança aconteceu após o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Eny Marcos Vieira Pontes, ter expedido uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde pedindo um aumento na quantidade de UBSs para casos de síndrome gripais.

Segundo o promotor, em maio de 2020 haviam 21 unidades destinadas a esses casos e neste ano ficaram apenas 14. Eny Marcos Pontes disse que o aumento era necessário, pois com o aumento dos casos da doença, estão sendo registradas aglomerações nessas unidade de saúde.

“Nós estávamos com 14 UBSs voltadas para o atendimento de síndromes gripais, e estamos agora com a proposta de abrir mais quatro para integrar este grupo em específico”, afirmou a gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto.

Agora, são 16 UBSs voltadas para síndromes gripais. Nessas unidades de saúde o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médica, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina