Firmino Filho, do PSDB, é reeleito prefeito de Teresina

03/10/2016 08h44


Fonte G1 PI

Firmino Filho, do PSDB, foi releito neste domingo (2) prefeito de Teresina para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o tucano teve 220.042 votos, o que corresponde a 51,14% dos votos válidos. Será o quarto mandato de Firmino Filho no comando do poder executivo municipal. Luiz Júnior, do PMDB, é o vice-prefeito da chapa. Veja a apuração completa da cidade.

Após a confirmação do resultado, Firmino Filho agradeceu a reeleição. “É um momento de alegria, uma vitória de uma população generosa e bondosa. Fizemos uma campanha de prestação de contas. Agora, é mostrar serviço”, comentou o tucano na saída de sua residência.
Imagem: Samantha Rodrigues/G1 PiauíFirmino Filho é eleito prefeito de Teresina.(Imagem:Samantha Rodrigues/G1 Piauí)Firmino Filho é eleito prefeito de Teresina.

Em seu discurso da vitória, Firmino afirmou que a educação será sua prioridade na nova gestão que começa no dia 1º de janeiro de 2017. “Vamos focar na educação, sempre. Temos uma obsessão pela sua qualidade e acesso. Temos uma educação que avança, parâmetros que nos torna referência nacional”, disse, completando em seguida que a meta será “universalizar a educação infantil”.

Firmino citou ainda que a campanha o aproximou mais da população, elogiando os adversários no pleito. “Desempenharam um papel importante na democracia, que funciona com um debate franco e sincero. Foi uma eleição democrática e plural, e a partir de agora sou o prefeito de todos. Nossa obrigação funcional é governar para todos”, enfatizou.

Questionado sobre o quarto mandato no Palácio da Cidade, Firmino avaliou que a responsabilidade aumentou. “Recebi essa chance, esse voto de confiança, muito cedo. Agora é honrar esse voto de generosidade, trabalhando pela nossa Teresina e pagar um pouco dessa imensa dívida. Vamos batalhar cada dia. Apesar do clima ruim da política, conseguimos uma vitória administrativa e política”, finalizou.

O tucano Firmino Filho, de 52 anos, é formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1993, assumiu a Secretaria Municipal de Finanças da capital. Foi prefeito de Teresina em 1996, 2000 e 2012. Em 2008, ganhou a eleição para vereador da cidade e, em 2010, foi eleito deputado estadual do Piauí.

Entre as propostas de Firmino Filho, destacadas durante entrevista ao G1, será a delimitação das regiões mais violentas da cidade e com o Programa Vila Bairro Segurança, fazer intervenções sociais destinadas principalmente à juventude.

Para o transporte público, o plano de governo do prefeito reeleito prevê a implantação do modelo BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, e a ampliação da frota de ônibus com ar-condicionado.

Resultado da eleição em Teresina no 1º turno

Firmino Filho (PSDB): 220.042 votos - 51,14% dos votos válidos
Dr. Pessoa (PSD): 171.113 votos - 39,77% dos votos válidos
Amadeu Campos (PDT): 28.669 votos - 6,66% dos votos válidos
Everton Diego (PSOL): 5.108 votos - 1,19% dos votos válidos
Luciane Santos (PSTU): 2.745 votos - 0,64% dos votos válidos
Quem Quem (PTN): 1.819 votos - 0,42% dos votos válidos
Lourdes Melo (PCO): 786 votos - 0,18% dos votos válidos

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: prefeito, votos, firmino