Estudante afirma ter sofrido importunação sexual de mestrando suspeito de matar jovem na UFPI

01/02/2023 08h23


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Rede SocialThiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI.(Imagem:Reprodução/Rede Social)Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI.

O suspeito de matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra foi reconhecido por outras alunas, que relataram ter sido alvo de assédio insistente. O mestrando em matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, foi preso no último sábado (28) suspeito de estuprar e matar a jovem de 22 anos, durante uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O g1 recebeu o relato de outra estudante da instituição, de 21 anos, que sofreu importunação sexual dele em duas oportunidades e foi “salva” por colegas de curso. Ela afirmou que além dela, outras colegas também sofreram "investidas" insistentes do rapaz.

A jovem, que não quis ser identificada, informou que os assédios ocorreram em duas calouradas em que estava trabalhando no bar dos eventos.

“Ele ia lá comprar bebida e ficava pedindo beijo, Instagram e tentava puxar conversa com a gente também. Nas duas vezes ele ficou até o fim da festa e só saiu quando os meninos foram falar com ele e mandar ele embora”, relatou a estudante.

Ela contou ainda que já tinham avisado para as colegas terem cuidado com ele, tanto pessoalmente quanto nos grupos das redes sociais.

Segundo a garota, havia outros homens que também a assediavam, mas ele era o mais insistente e a incomodava muito.

“Tudo (me incomodava. Primeiro que já tinha demonstrado que não estava a fim, já tinha falado que não queria, que estava trabalhando e ele enchendo o saco. Eu me sentia insegura, apesar de ter muita gente ali perto, pelo desrespeito que ele demostrava em ter com a minha palavra, sabe? Eu evitava até olhar para ele, para fugir de qualquer interação que ele tentava”, destacou a jovem.

A estudante afirmou que o reconheceu quando soube o que aconteceu com a Janaína e viu o nome e a foto de Thiago.

A jovem participou das vigílias em homenagem a Janaína Bezerra e dos atos para pedir mais segurança na UFPI e que os crimes não fiquem impunes.

Últimos depoimentos

Nesta terça-feira (31), mais testemunhas foram ouvidas no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) sobre o assassinato. Entre eles, o amigo de Thiago que foi chamado por ele já no sábado (28) da manhã, e os seguranças da UFPI que presenciaram a saída deles da sala onde Janaína foi encontrada morta.

O suspeito deverá ser ouvido novamente, para esclarecer pontos que surgiram com as investigações. A direção da Universidade também será intimada pela polícia.

O prazo para a conclusão do inquérito é dia 6 de fevereiro. Até lá, o DHPP está colhendo depoimentos, exames periciais (cadavérico/toxicológico), a perícia no local do crime para encaminhar o inquérito ao Ministério Público e à justiça.

Outros depoimentos

A amiga de Janaína, Rainara Silva, prestou depoimento ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) nessa segunda (30). Ela afirmou que ela chegou primeiro na festa e Janaína da Silva foi depois.

Ao g1, ela não preferiu não falar sobre o que aconteceu no dia em que a amiga foi morta. Rainara relatou à Polícia Civil que saiu da festa por volta das 6h da manhã, esperando ter contato com a amiga. Afirmou ainda não saber a universidade tem câmeras de segurança interna.

Pai soube da morta da filha no hospital

O pai da estudante, o mecânico Adão Bezerra Nascimento, soube que algo de errado havia ocorrido com a filha por meio de uma amiga da jovem. Somente ao chegar ao Hospital da Primavera, Zona Norte de Teresina, descobriu que ela estava morta.

“Eu me senti muito mal, fui parar no hospital, pensava que a menina tinha desmaiado, sofrido um acidente. Quando cheguei, a menina já estava era morta. Estava bem machucada, cheia de hematomas. Ainda estou abalado. Quero justiça. E vai ser feita, com fé em Deus",
disse o pai.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews