Escolas lamentam cancelamento do desfile cívico pelo segundo ano consecutivo em Teresina

07/09/2021 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: Júnior FeitosaEscolas lamentam cancelamento do desfile cívico do 7 de setembro pelo segundo ano consecutivo em Teresina(Imagem:Júnior Feitosa)Escolas lamentam cancelamento do desfile cívico do 7 de setembro pelo segundo ano consecutivo em Teresina

Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setembro foi cancelado, para atender as normas sanitárias impostas pelos órgãos de saúde, como medida para barrar a disseminação da Covid-19.

Em Teresina, as comemorações pelo Dia da Independência, mobilizavam não só as tropas militares da Polícia Militar, Bombeiros e Exército, mas também escolas públicas e entidades que se apresentavam, na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Cabral, na Zona Norte da cidade.

No feriado, crianças e adolescentes acordavam cedo para participarem dos desfiles. Um momento que aguardavam ansiosos e que já haviam ensaiado em dias anteriores.

O professor José Gentil, diretor da escola municipal Delfina Borralho, localizada no bairro Pedra Mole, Zona Leste da capital, disse que o sentimento é de tristeza, compartilhado tanto pelos alunos quanto pela coordenação, pelo cancelamento do desfile por mais um ano.

Segundo o diretor, os alunos chegam a perguntar se ainda desfilarão algum dia. A escola sempre mostrava mensagens sociais de não à violência e também o estímulo à leitura, em suas apresentações. Havia a mobilização entre professores, coordenadores e alunos, que eram convidados pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para os desfiles.

“O sentimento de alegria era presente nos momentos, bem como a mobilização de todos os envolvidos para os ensaios, que aconteciam 20 dias antes da apresentação na avenida”, destacou José Gentil.

Banda do Liceu

Em outras escolas, os preparativos aconteciam meses antes, como era o caso do Colégio Estadual Liceu Piauiense, que participava dos desfiles com uma banda de Fanfarra há cerca de 25 anos.

A professora e uma das coordenadoras do desfile no colégio Liceu Piauiense, Marília Lustosa, diz que os preparativos começavam no mês de abril, quando davam início aos ensaios e buscas por materiais para a confecção das peças, que eram levadas para a avenida e iam até o dia 6 de setembro, quando ocorria o ensaio geral.

Ainda de acordo com ela, participavam dos desfiles alunos e veteranos, grupo formado por ex-alunos que ajudam e contribuem com a banda Fanfarra do Liceu Piauiense, na qual Marília está há mais de 15 anos.

A coordenadora também enfatiza o compromisso dos alunos com o projeto, que segundo ela, era levado a sério por todos, sendo encarado como trabalho, onde cada um ficava responsável pela execução de uma função, e em alguns casos, os alunos já saiam de um desfile começando os preparativos para o do ano seguinte.

“A gente leva muito a sério, é um momento muito importante, é gratificante, apesar de tudo. A gente é muito feliz e dedica o nosso tempo a essa banda, que amamos e que é algo que queremos levar para vida. Temos muitos meninos e meninas formados que ainda continuam com a gente, e tem os meninos que estão entrando e os veteranos sempre dando suporte aos novatos”.

Sobre o segundo ano consecutivo sem desfiles, Marília fala sobre o sentimento de tristeza que toma conta dos alunos e organizadores, já que o evento é considerado tradicional e faz parte do calendário acadêmico da escola. Ela também pontua que é uma grande lacuna, já que o projeto é realizado a mais de 25 anos e só ficou paralisado quando o colégio passou por uma reforma.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: desfiles, alunos, piauiense