Enfermeiros faltam a plantões após cortes de até 70% nos salários em Teresina

02/04/2021 16h15


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEnfermeiros do Hospital de Urgência de Teresina e da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Renascença, localizados nas Zonas Sul e Sudeste de Teresina, respectivamente, informara(Imagem:Reprodução)
 Enfermeiros do Hospital de Urgência de Teresina e da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Renascença, localizados nas Zonas Sul e Sudeste de Teresina, respectivamente, informaram ao G1 que entregaram as escalas de plantão e estão deixando de ir ao trabalho após cortes nos salários de até 70%, em alguns casos.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, o corte em repasses e gratificações pelo Ministério da Saúde foi o que levou à grande redução para alguns profissionais.

“Esses cortes vêm desde dezembro do ano passado, quando o Ministério da Saúde deixou de repassar valores que duplicavam o salário, incluindo 40% de adicional de insalubridade. Depois que os profissionais começaram a ser vacinados, o Ministério entendeu que não deveria mais pagar, por isso tem gente recebendo tão pouco dinheiro”, declarou o presidente da FMS.

Contudo, após mediação do Ministério Público do estado, a FMS havia assumido compromisso de pagar os salários, o que os profissionais relatam que não aconteceu. Os profissionais chegaram a fazer protestos e paralisações, antes do acordo.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina