Em Teresina já choveu 80% do esperado para março; previsão é de mais chuvas na capital e no interior

09/03/2022 11h29


Fonte G1 PI

Nos primeiros dias de março já choveu mais de 80% do esperado para todo o mês na cidade de Teresina. De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), até a manhã desta quarta-feira (9) já choveu 234,4 milímetros na cidade, a média esperada para o mês era de 286,9 mm.

Ainda segundo a meteorologia, são esperadas mais chuvas para os próximos dias em diversas regiões do estado.

A região Centro-Norte segue em alerta laranja com perigo de chuvas intensas nas cidades de Barras, Miguel Alves, Esperantina e Luzilândia.

Para Teresina, nesta quarta (9) estão previstas pancadas de chuvas isoladas, com as temperaturas que variam entre 22°C e 33° C.
Imagem: Reprodução/ Bom Dia Brasil  Teresina já teve 80% do volume de chuva esperado para todo mês de março.(Imagem:Reprodução/ Bom Dia Brasil ) Teresina já teve 80% do volume de chuva esperado para todo mês de março.

A cidade de Esperantina, onde o rio Longá está em cota de alerta para inundação, a previsão aponta para pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume de água esperado para a região é 50 mm. As temperaturas variam entre 23° C e 33° C.

Para Parnaíba também estão previstas pancadas de chuvas durante a tarde e a noite, os ventos podem chegar a 23 km/h. A temperatura mínima prevista é de 25°C e a máxima pode chegar a 35° C.

Assim como na parte central do estado, na região de Picos estão previstas pancadas de chuvas durante o dia, com temperaturas entre 23° C e 35° C.

Para Floriano, a meteorologia aponta um volume de até 50 mm em pancadas de chuva durante a tarde e a noite, temperatura mínima pode chegar a 23°C e a máxima de 34° C.

Famílias desabrigadas
Imagem: Rede Clube  Muro de residência desaba após chuvas na Vila da Paz, Zona Sul de Teresina.(Imagem: Rede Clube ) Muro de residência desaba após chuvas na Vila da Paz, Zona Sul de Teresina.

As chuvas e a recente cheia do rio Poti fizeram aumentar o número de famílias desabrigadas em Teresina. Segundo a Defesa Civil Municipal, até esta quarta-feira (9), 712 famílias foram obrigadas a deixar suas casas por conta de alagamentos e deslizamentos de terra na capital.

Os moradores da Vila da Paz haviam denunciado o risco de desabamentos na manhã de segunda-feira (7), quando após as chuvas de domingo (6), diversas casas apresentaram rachaduras nas paredes. O desabamento da casa de Maria da Conceição aconteceu horas depois, durante a noite.

Na Vila Tiradentes, Zona Sul de Teresina, parte de uma casa desabou por conta de um deslizamento de terra por volta das 3h, na madrugada de terça.

Os escombros desceram o barranco e atingiram outra residência, construída em uma parte mais baixa, que ficou parcialmente destruída. Nenhum morador ficou ferido.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook