Em 24 horas, Teresina registra quase 50% da chuva prevista para fevereiro

06/02/2020 15h27


Fonte Cidadeverde.com

Em apenas seis dias, o mês de fevereiro já choveu 50% do previsto para todo o mês, afirma o climatologista Werton Costa, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

"Mostrando a concentração pluviométrica: apenas ontem (05) boa parte dessa chuva foi captada na estação. Foram 74mm em apenas duas horas".

Costa acrescenta que "em um intervalo de 24 horas, nós tivemos praticamente quase 50% do que era previsto pro mês. O normal é 200 mm no mês de fevereiro. A previsão aponta a continuidade desse período chuvoso e é provável que antes de findar o mês a gente supere a média (mensal)".

No mapa, as bolinhas amarelas significam a média climatológica de Teresina, o quanto chove em média. Já as barras verdes é o volume registrado pelas estações. O mês de janeiro superou a média.

A continuidade das chuvas fortes depende de vários fatores, como o aquecimento atlântico que favorece a formação de nuvens e trovoadas; esse aquecimento alimenta a zona de convergência tropical. "Até ontem ela estava posicionada entre o Ceará e o Piauí; isso favoreceu e alimentou esse sistema de precipitação".

Uma estação meteorológica funciona com o ciclo de 24 horas, iniciado todos os dias às 9 horas. "Nós estávamos fazendo o acompanhamento, somando o volume que foi captado no início da manhã de ontem (até às 9 horas de hoje) computava mais de 100 mm de acumulado. Do dia 05 ao dia 06".

 Em 24 horas, Teresina registra quase 50% da chuva prevista para fevereiro(Imagem:Divulgação)


Tópicos: horas, chuva, média