Cortejo de despedida do ex-prefeito Firmino Filho percorre todas as zonas de Teresina

07/04/2021 14h27


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoLocal onde foi realizado o velório na funerária Lótus.(Imagem:Reprodução)Local onde foi realizado o velório na funerária Lótus.

Teresina se despede nesta quarta-feira (7) do ex-prefeito da cidade, Firmino Filho, que morreu na terça-feira (6) aos 57 anos. Após o velório realizado na funerária Lótus, foi realizado um cortejo com o corpo de Firmino no carro do Corpo de Bombeiros, que percorreu todas as zonas da capital. O cortejo iniciou às 8h15 e se encerrou às 12h20 no cemitério Recanto da Saudade, onde acontece o sepultamento às 17h.

Quando o cortejo chegou à frente da Prefeitura de Teresina, a esposa do ex-prefeito, deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) falou à imprensa. Lucy disse que gostaria que Firmino estivesse com a família e afirmou que vai continuar o legado do marido.
Imagem: Marcos Teixeira/TV ClubeVelório de Firmino na funerária Lótus.(Imagem: Marcos Teixeira/TV Clube)Velório de Firmino na funerária Lótus.

A assessoria do ex-prefeito informou que, devido à pandemia do novo coronavírus, a família decidiu seguir os protocolos de segurança - tão defendidos por Firmino Filho como gestor. Por isso o velório que iniciou à 1h de quarta-feira, na Funerária Lótus, na Avenida Miguel Rosa em Teresina, foi restrito apenas à presença da família e amigos.

Apesar do velório não ser aberto, muitos admiradores compareceram e ficaram do lado de fora da funerária para prestar a última homenagem. Muitos se emocionaram e relataram que a sensação era de incredulidade com a morte de Firmino Filho.

O coronel Jonh Feitosa, que foi comandante da Guarda Municipal na gestão de Firmino Filho, afirmou que a família gostaria de ter uma despedida maior, mas que infelizmente a pandemia não permitirá.

“O desejo, inclusive da deputada Lucy, era de fazer algo diferente, bem maior, mas a situação pandêmica não permite. Então o cortejo vai passar por alguns locais para que as pessoas que desejarem possam dar seu último adeus e um abraço à distância, para ele que era apaixonado por Teresina", afirmou Jonh Feitosa em entrevista à TV Clube.

O coronel destacou que Firmino tinha uma personalidade forte e que essa será uma grande perda para Teresina.

“Ele era muito pensativo no que iria fazer, decidido e determinado. Fica a imagem de um homem público determinado, inteligente e conhecedor da administração pública, que conhecia todos os detalhes de Teresina. Hoje a cidade acordou sem um dos seus mais importantes líderes”, lamentou.

Cortejo
Imagem: Maria Romero/G1Cortejo em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho percorre todas as zonas de Teresina.(Imagem:Maria Romero/G1)Cortejo em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho percorre todas as zonas de Teresina.

Para o cortejo foram escolhidos alguns trajetos nas quatro zonas da cidade. Apenas a Zona Rural ficou de fora. Desde o início do cortejo, por volta das 8h15, várias pessoas prestaram as últimas homenagens.

Vários admiradores lançaram flores ao carro dos Bombeiros que levava o corpo do ex-prefeito. Onde o cortejo passou, o ex-prefeito foi recebido com palmas e agradecimentos pelo trabalho realizado na capital. Quando o comboio passou pela sede da Fundação Municipal de Saúde, na Zona Norte, os funcionários levaram vários balões brancos.

Durante o trajeto, o cortejo parou em frente à Prefeitura de Teresina, local que o Firmino comandou por 4 mandatos, e que estava repleto de servidores e políticos que foram prestar uma última homenagem.

Na ocasião, duas das funcionárias mais antigas da prefeitura entregaram um coroa de flores. Logo depois o prefeito Dr. Pessoa (MDB) também fez a entrega de uma coroa de flores. Emocionada com o carinho, Lucy Soares desceu do veículo em que estava com os filhos e agradeceu o carinho.

O cortejo só se encerrou às 12h20 no cemitério Recanto da Saudade, com a presença de vários amigos, familiares e políticos.

Trajeto:

O cortejo saiu da Avenida Miguel Rosa e seguiu para a Avenida Frei Serafim no Centro, seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, depois para a praça do Poty Velho e para a Avenida Ministro Sérgio Mota na Santa Maria da Codipi, Zona Norte, em seguida passando pela Prefeitura de Teresina, no Centro.

Logo depois o corpo seguiu pela Rua Félix Pacheco, passando pela Avenida Luis Pires, na Zona Sul, depois a Avenida principal do Dirceu, Zona Sudeste, passando também pela Avenida Zequinha Freire, Zona Leste, e finalizando no cemitério Recanto da Saudade, localizado na BR-343, saída Leste de Teresina.
Imagem: Magno Bonfim/TV ClubeCortejo em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho percorre todas as zonas de Teresina.(Imagem:Magno Bonfim/TV Clube)Cortejo em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho percorre todas as zonas de Teresina.

Enterro

O corpo chegou ao cemitério Recanto da Saudade, onde serão realizadas duas missas ainda nesta tarte. O enterro está previsto para as 17h, apenas com a presença de amigos e familiares.

Teresina em luto

Muito emocionado, o vereador Evandro Hidd (PDT) afirmou que falava e se encontrava com Firmino de três a quatro vezes na semana. Ele explicou que o ex-prefeito deixa a sua paixão pela cidade como marca.

“Nasci na política nas mãos do Firmino, ele acreditou na minha caminhada. Agora fica o legado de um homem comprometido com Teresina, trabalhei junto dele, vi o amor dele pela cidade. Essa é uma perda maior para cidade”, afirmou.

Evandro Hidd ainda destacou o trabalho de Firmino Filho na pandemia, principalmente por ter sido bastante criticado após o fechamento do comércio para conter o aumento de casos.

“Ele foi uma pessoa que foi gigante nessa pandemia e que ultrapassou os limites para diminuir os prejuízos dessa doença, inclusive me disse que enterraria a sua vida pública, se fosse possível, para poder conter essa doença. Não tem um ponto dessa cidade que você olhe e não veja o Firmino”, afirmou.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), afirmou que apesar de terem sido adversários políticos, não poderia deixar de prestar a sua última homenagem a Firmino.

“Ele foi meu adversário político, mas eu como cidadão não poderia deixar de vir ao velório dele, e não dar luto por Teresina. Ele foi um cidadão que se dedicou bastante por Teresina e o povo está dando a sua última homenagem”, disse Dr. Pessoa.

"Prefeito do povo"
Imagem: Maria RomeroSara Pereira presta última homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho.(Imagem:Maria Romero)Sara Pereira presta última homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho.

Apesar do velório ter sido restrito para a família e amigos, muitos admiradores fizeram questão de se despedir. Sara Pereira disse que nunca irá esquecer do carinho que Firmino teve com a sua família, principalmente após ela entregar, em abril de 2016, um convite para ele comparecer à festa de aniversário de 100 anos da sua mãe e ele ter comparecido.

“A principal lembrança que eu guardo é do aniversário da minha mãe de 100 anos que ele foi. Para mim, foi um momento que ele mostrou que era um prefeito do povo. Eu levei o convite, por levar, pois minha mãe gostava dele e ele acabou aparecendo, participou da missa e da festa”, disse ela.

Ela ainda destacou que a morte pegou todos de surpresa. “Esse é um momento de todos respeitarem e de sentir a perda. Desde ontem estamos assim, Teresina toda ficou chocada”, lamentou.

Governador lamenta morte

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta quarta-feira que ainda estava sem acreditar no falecimento do ex-prefeito de Teresina. O governador participa da missa de corpo presente que está sendo realizada no cemitério Recando da Saudade.

Wellington Dias estava em Brasília quando foi informado sobre a morte na terça-feira. Ele cancelou a agenda e voltou para a capital para prestar as últimas homenagens.

“Fiquei sem acreditar, quando recebi a notícia achei que era uma Fake News. Não tinha a menor condição de acreditar no que aconteceu. Uma pessoa muito jovem, mostrava muita serenidade e tinha muita capacidade de articulação”, destacou.

Wellington afirmou que durante a pandemia, como prefeito de Teresina, Firmino conseguiu tomar medidas duras, mas necessárias.

“Na pandemia mostrou muita maturidade e foi muito incisivo, pois independente da política tínhamos que pensar na vida e o Firmino tinha essa característica. Tivemos muitos momentos juntos, com muita serenidade e deixa uma história na cidade”, afirmou.

Para o governador, muitos políticos precisam aprender a ter a mesma maturidade que o ex-prefeito tinha para se articular com a oposição. “Eu creio que ele era um exemplo positivo disso. Na relação comigo, independente de quem era governo e oposição, se eu precisava de algo em relação a Teresina, eu procurava ele. Assim como ele me procurava se precisasse de algo do governo. Ele era um líder expressivo e é uma tristeza muito grande”, lamentou.

Morte na capital
Imagem: Anielle Brandão/TV ClubeCorpo de Firmino Filho foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU).(Imagem:Anielle Brandão/TV Clube)Corpo de Firmino Filho foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU).

Seu corpo foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde o ex-prefeito era servidor de carreira.

Segundo a assessoria de Firmino, ele teria caído do 14º andar do edifício. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que investiga se a causa da morte foi suicídio.

O diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Antônio Nunes, informou que o laudo sobre a morte será elaborado em 10 dias.

Biografia
Imagem: Samantha Araújo/G1Firmino Filho (PSDB) tomou posse para o seu quarto mandato como prefeito de Teresina em 2016.(Imagem: Samantha Araújo/G1)Firmino Filho (PSDB) tomou posse para o seu quarto mandato como prefeito de Teresina em 2016.

Natural de Teresina, Firmino Filho nasceu no dia 16 de dezembro de 1963. Ele era casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e deixa duas filhas e um filho.

Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em 1993 assumiu a Secretaria Municipal de Finanças, quando Teresina estava sob o comando de Wall Ferraz (PSDB). Ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 199, aos 33 anos. Firmino foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016.

Em 2008, o economista ganhou a eleição para vereador de Teresina. Dois anos depois, em 2010, Firmino Filho foi eleito deputado estadual do Piauí. Voltou a concorrer para a prefeitura e ganhou, em 2012, sendo reeleito em 2016. No dia 1º de janeiro deste ano, Firmino Filho passou o posto para Dr. Pessoa, do MDB.

Última entrevista
Imagem: Reprodução /TV ClubeÚltima entrevista de Firmino Filho à TV Clube um dia antes de deixar a prefeitura de Teresina, em 31 de dezembro de 2020.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Última entrevista de Firmino Filho à TV Clube um dia antes de deixar a prefeitura de Teresina, em 31 de dezembro de 2020.

A última entrevista de Firmino Filho à TV Clube foi às vésperas de deixar o cargo de prefeito de Teresina, em 31 de dezembro de 2020. Na ocasião, o político fez um balanço da sua gestão. Segundo ele, seu maior adversário no último ano de mandato foi a Covid-19, porque teve que tomar medidas restritivas recomendadas mundialmente, como o fechamento do comércio.

Sobre o futuro político, Firmino declarou: "Não existe nenhum plano para 2022".

Repercussão
Imagem: ReproduçãoFirmino Filho, ex-prefeito de Teresina.(Imagem: Reprodução)Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina.

Nas redes sociais, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a morte de Firmino Filho.

"Uma notícia que deixa todos em estado de choque. Brilhante administrador, prefeito por quatro vezes de Teresina pelo PSDB, Firmino Filho era um dos mais preparados quadros da política brasileira. Era também leal e companheiro. Perde muito o Piauí, perde muito o Brasil. Que a família tenha muita força neste momento de dor", declarou.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também deixou uma declaração sobre Firmino Filho.

"Ainda extremamente consternado com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma pessoa sempre de bem, com muita energia, que se dedicou por anos à nossa capital. Prefeito por quatro mandatos, a história dele se confunde à história de Teresina", disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho, e demais parlamentares e servidores do estado, manifestaram pesar pelo falecimento de Firmino Filho. A Alepi decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana. Ele reconheceu os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Teresina. É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, disse.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, em nome da Administração Superior, lamentou a morte do ex-prefeito Firmino Filho, que também era professor do Departamento de Ciências Econômica da instituição desde 1988. "É uma perda muito grande e nos deixa muito tristes", afirmou o reitor.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: teresina, prefeito, firmino