Copa do Mundo 2023: veja o que abre e fecha em Teresina no dia da estreia da Seleção Brasileira

23/07/2023 21h53


Fonte G1 PI

Imagem: G1Centro de Teresina(Imagem:G1PI)Centro de Teresina

Os horários de funcionamento de alguns serviços e repartições públicas serão alterados em Teresina nesta segunda-feira (24), estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de Futebol, em partida contra o Panamá.
 
A alteração acontece porque os governos federal, estadual e municipal decretaram ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil. Nesta segunda (24), a partida inicia às 8h.
 
Comércio

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas) informou que as lojas dos bairros e do Centro da capital devem estar abertas e funcionar normalmente durante os jogos da Seleção Brasileira Feminina.
 
"As lojas estão com excelentes estoques de vestuários e objetos de decoração para adorno dos ambientes durante o período do torneio", reforçou o Sindicato.
 
Bancos
 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou que os bancos terão horário especial de atendimento ao público nas agências e abrirão uma hora mais tarde, nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira iniciarem às 8h.
 
Quando os jogos forem realizados mais cedo e não impactar o horário normal de funcionamento das agências bancárias, não haverá alteração do expediente.

Repartições públicas

Prefeitura
de Teresina
 
A Prefeitura Municipal decretou ponto facultativo na segunda-feira (24). Apenas os serviços essenciais e de interesse público deverão funcionar normalmente. São eles:
 
  • Hospitais, maternidades, UPA, Samu, laboratórios centrais, Caps vão funcionar na segunda-feira.
  • Serviços prestados pelos agentes de operação e fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
Governo do Piauí
 
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), também decretou a flexibilização do expediente dos servidores públicos do estado nos dias dos jogos. Conforme o decreto Nº 22.244/2023, fica facultado, em caráter excepcional, aos servidores públicos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, o cumprimento da jornada de trabalho no horário dos jogos da seleção no torneio. Após o término da partida, os servidores devem retornar aos postos de trabalho.

Alepi
 
A Assembleia Legislativa do Piauí confirmou que terá horário de funcionamento diferenciado em dias de jogos da Seleção Brasileira. O expediente iniciará uma hora após os jogos da Seleção a partir desta segunda (24).
 
UFPI E UFDPar
 
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) seguiram os moldes do decreto do Governo Federal. Assim, nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente iniciará às 11h, horário de Brasília; nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente iniciará às 12h. As horas não trabalhadas em decorrência do ponto facultativo poderão ser compensadas no período de 1º de agosto de 2023 a 29 de dezembro de 2023.

Copa do Mundo Feminina 2023

A Copa do Mundo Feminina 2023 acontece na Austrália. O torneio iniciou na última quinta-feira (20) e segue até o dia 20 de agosto.
 
A estreia do Brasil será nesta segunda-feira (24), contra Panamá, em Adelaide, na Austrália. Os outros jogos serão contra a França, no dia 29, em Brisbane; e no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne.

Confira a escalação completa das convocadas:
 
  • Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Luciana (Ferroviária) e Camila Rodrigues (Santos);
  • Laterais: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC) e Tamires (Corinthians);
  • Zagueiras: Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal);
  • Meio-campistas:Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians), Ana Vitória (Benfica);
  • Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nicole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).

 

Tópicos: brasileira, jogos, bancos