Com baixa cobertura, Teresina terá Campanha de Multivacinação da Criança

01/10/2020 18h27


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoCom baixa cobertura, Teresina terá Campanha de Multivacinação da Criança(Imagem:Reprodução)
Na busca de aumentar o índice de cobertura vacinal em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai iniciar, na próxima segunda-feira (05), a campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

A campanha segue até o dia 30 de outubro em Teresina. A meta é vacinar 95% do público-alvo para cada tipo de vacina que existe no calendário nacional de vacinação, que apresentam baixa cobertura vacinal.

De acordo com a FMS, "esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do vírus da Poliomielite, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, e aumentar as coberturas vacinais, assim como diminuir a incidência das doenças preveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças".

"Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde apontam que cerca de metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização em 2020. A cobertura vacinal está em 51,6%", ressalta a FMS.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, ressalta que "precisamos melhorar em todo o país a cobertura vacinal. Em Teresina, temos cobertura vacinal que chegam a apenas 29% do público alvo alcançado, como é o caso da vacina Pneumocócica. Pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar”.

Público-alvo

O público-alvo envolve crianças menores de 5 anos de idade. "Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade", diz a FMS.

"O programa de vacinação é uma das estratégias entre as que mais impactaram na saúde pública nos últimos 100 anos, reduzindo drasticamente o número de óbitos por doenças infecciosas".

A vacinação serve para evitar uma doença ou minimizar seus efeitos em um indivíduo. Atualmente, temos vacinas contra a tuberculose, difteria, tétano, febre amarela, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, hepatite B, HPV, entre outras.

“Durante a campanha de multivacinação em Teresina as cadernetas de vacinação deverão ser avaliadas no momento da vacinação. Os registros de doses aplicadas seguem o fluxo no cartão de vacinação de cada criança. Em Teresina todas as 68 Unidades Básicas de Saúde não gripais estarão vacinando”, afirma Amariles Borba.

Covid

Amariles Borba lembra que há inúmeras doenças, não apenas a Covid-19.
“Lembramos que não temos só a Covid-19 como doença infecciosa. Outras doenças podem, inclusive, agravar o quadro de saúde de quem está com o Coronavírus ou após ter pego a doença. Se você tem Sarampo depois da Covid seu corpo está mais fraco para reagir. Sem falar que uma das grandes complicações da Covid são as pneumonias por bactérias oportunistas, dentre elas os pneumocócicos".


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina