Com 25 leitos prontos, Hospital de Campanha do HUT aguarda médicos para atender pacientes

16/06/2020 08h01


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeHospital de Campanha do HUT(Imagem:Reprodução/TV Clube)Hospital de Campanha do HUT

O Hospital de Campanha do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem 25 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) prontos, porém faltam médicos para atuar no atendimento dos pacientes com coronavírus. Nesta segunda-feira (15), o diretor-geral da unidade, Rodrigo Martins, informou que os profissionais aprovados no último processo seletivo da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão sendo convocados para assumir as vagas.

"Nós temos 25 leitos de UTI já montados, prontos, dependendo apenas do profissional médico. A prefeitura fez um teste seletivo, os médicos intensivistas foram todos convocados. Agora estamos fazendo uma convocação de médicos que tenham experiência em UTI e que foram convocados no concurso para outras especialidades",
explicou.

O diretor explicou que a FMS aguarda a apresentação dos médicos interessados a partir desta segunda-feira (15) até a próxima sexta-feira (19) das 8h às 15h, na gerência de Recursos Humanos do HUT.

Com 100 dos leitos ocupados, a administração do HTU enfrenta outro problema: a quantidade de pacientes que aguardam por uma UTI não Covid. Os casos acabaram represados na unidade com pacientes vindos de outros hospitais, como Hospital Getúlio Vargas.

Há 10 dias, Creuza Pinheiro acompanha o sogro que deu entrar na unidade após fraturar o braço em um acidente. Por causa da idade, a cirurgia ortopédica é delicada e precisa de um leito de UTI à disposição. A família diz que o pedido de transferência para o HGV foi feito, porém aguarda vaga.

"Ele caiu no dia 7 de junho. Foi atendido no Hospital do Satélite e transferido para o HUT. Agora aguardamos uma vaga no HGV para fazer a cirurgia. Estou vendo ele morrer e não conseguir o leito", declarou.

Segundo a prefeitura, Teresina atualmente possui 4.420 casos confirmados e 207 mortes por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registradas 11 mortes pela doença na capital.
 

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina