Chuva, ventania e queda de granizo deixam bairros na capital sem energia

01/01/2015 11h01


Fonte G1 PI

A noite de Réveillon foi de transtorno para muitos teresinenses. Isso porque a chuva registrada na capital acompanhada de ventos fortes e queda de granizo deixou vários bairros da capital sem energia. Além disso, árvores, muros e placas caíram em alguns pontos da cidade. No Residencial Porto Alegre, Zona Sul, parte da fachada de uma autoescola caiu. O local foi um dos registrou chuva de granizo.

Imagem: Renan PimentelClique para ampliarProfessor mostra granizo que caiu durante a chuva.(Imagem:Renan Pimentel)Professor mostra granizo que caiu durante a chuva.

“Ficamos assustados porque não tinha visto nada parecido. O granizo caia e com a força dos ventos batia nas portas e janelas fazendo um enorme barulho. Ficamos sem energia por mais de quatro horas aqui”,
disse o professor Renan Pimentel.

No bairro São Joaquim, Zona Norte, a ventania também deixou rastros de destruição e pontos de alagamento foram registrados em algumas ruas.

Na tarde de terça-feira (30) foi registrada chuva de granizo em algumas cidades ao Sul do estado. Em Oeiras, a 290 km da capital, o temporal acompanhado de chuva de granizo começou às 16h30 e teve uma hora de duração. Diversas ruas ficaram completamente alagadas e muitas quedas de árvore ocorreram em diversos bairros da cidade. Até o relógio de 297 anos da Igreja Matriz da cidade foi deslocado e corre risco de desabar. Devido o perigo de desabamento, a igreja foi fechada e não está recebendo fiéis nesta quarta-feira.

Imagem: Patrícia Andrade/G1Muro de uma residência caiu no Residencial Porto Alegre, Zona Sul de Teresina.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Muro de uma residência caiu no Residencial Porto Alegre, Zona Sul de Teresina.

Chuvas fortes com vendaval também caíram nas cidades de Bocaina, Sussuapara, Monsenhor Gil e Novo Oriente. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, tanto as chuvas quanto as tempestades registradas neste período do ano não constituem acontecimentos atípicos, uma vez que as temperaturas elevadas no estado são propícias a esse tipo de precipitações. Sobre as chuvas de granizo, Sônia desmente o senso comum de que o fenômeno ocorra apenas em locais de frio predominante.

De acordo com o boletim meteorológico da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar) a previsão para esta quinta-feira (1º) é de chuvas acompanhadas de trovoadas nas regiões Sul e Sudeste do estado. Em Teresina e no Litoral as pancadas de chuvas nesta quinta podem acontecer a qualquer hora do dia. A temperatura no estado varia de 37ºC a 18ºC.

Já na sexta-feira (2) o clima varia entre parcialmente e nublado com chuvas e trovoadas no Sudoeste. Nas regiões Norte, Centro-Norte e Sudeste a previsão é de tempo fechado e chuvas passageiras. Enquanto em Teresina e no litoral, o dia promete ser claro a parcialmente nublado com chuva à tarde ou noite. A temperatura máxima pode chegar a 38ºC e a miníma 17ºC.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: chuvas, granizo, estado