Chuva alaga casas de taipa em ocupação e atinge famílias na Zona Sul de Teresina

03/07/2021 07h52


Fonte G1 PI

Imagem: Thais SilvaChuva alaga barracos de ocupação com quase 30 famílias.(Imagem:Thais Silva)Chuva alaga barracos de ocupação com quase 30 famílias.

Barracos de uma ocupação no bairro Tabuleta, Zona Sul de Teresina, ficaram alagados pela água da chuva da na noite dessa quinta-feira (2). Ao todo, cerca de 28 famílias residem no local desde fevereiro deste ano.

As casas são feitas de barro e madeira. Um vídeo gravado pelos moradores mostra que algumas casas começaram a ruir e a expor a madeira e pedras do interior das paredes, e os moradores trabalham para recuperar as estruturas.

Segundo a dona de casa Thais Silva, de 27 anos, a chuva destruiu parte das paredes e invadiu as casas. Algumas famílias perderam móveis, colchões, roupas e alimentos que tinham guardados. A jovem mora na ocupação com o marido e dois filhos.

“A gente não tem para onde ir. Então estamos tentando reconstruir as paredes com barro, e usando plástico para cobrir os buracos, para ter onde passar a noite”, disse Thais.

Procurada pelo G1, a Prefeitura de Teresina através da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul) afirmou que a Gerência de Obras e equipe técnica estão no momento realizando o projeto topográfico do local onde as casas serão construídas, bem como a licitação do material de construção das mesmas.

Prefeito Dr. Pessoa visitou ocupação

Um vídeo gravado na época pelos moradores mostra o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) em visita à ocupação, ao lado do coordenador de comunicação do município Lucas Pereira. Na ocasião, ele afirmou que a prefeitura ajudaria na construção das casas dos moradores da ocupação.

"O engenheiro nós vamos dar... Vocês irão entrar somente com a mão de obra. Quando concluída as casas ninguém vai pagar nada para os governos federal, estadual e municipal", disse o prefeito de Teresina.
“Nós ocupamos aqui em fevereiro. O prefeito veio nos visitar e prometeu moradias, disse que em 1 de junho começariam as obras mas e depois disso nunca mais apareceu e nem nos deu resposta”, disse Thais Silva.

Nota SAAD Sul na íntegra:

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul, através de sua Gerência de Obras e equipe técnica, está no momento realizando o projeto topográfico do local onde as casas serão construídas, bem como a licitação do material de construção das mesmas. Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos acerca das decisões tomadas sobre esse assunto. Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook